Na semana passada, a imprensa especializada americana divulgou uma notícia que mexeu com a comunidade tech: o esperado tablet da Apple chega às lojas dos EUA entre março e abril do ano que vem. A família de computadores portáteis não é nova. Trata-se de uma máquina que mais parece uma pequena tevê de LCD, com tela sensível ao toque, conexão com a internet e altíssima resolução gráfica. Mas a versão da empresa de Steve Jobs, criadora do iPod e do iPhone, tem a pretensão de transformar o produto no gadget pessoal definitivo. Segundo o analista Yair Reiner, da consultoria de tendências de mercado americana Oppenheimer, os fornecedores da Apple foram convocados a entregar matéria-prima para produzir um milhão de tablets por mês a partir de fevereiro.

img2.jpg

Com as máquinas no mercado, começa a corrida para a criação de conteúdo específico para a plataforma. Se o iPod revolucionou a forma como consumimos música, o tablet promete ser o melhor adaptador de revistas, jornais e livros para o mundo digital – algo que a tela preta e branca e estática do Kindle, da Amazon, ainda não entrega. Não por acaso, a Time Inc., editora que publica algumas das maiores revistas do mundo, também divulgou na semana passada um vídeo no YouTube com uma versão da célebre “Sports Illustrated” para tablet – seja ele da Apple, seja de qualquer outro fabricante.

img1.jpg
“Somos os únicos capazes de criar hardware, software e sistema operacional”
Steve Jobs, fundador da Apple

A apresentação impressiona graças aos recursos exibidos e às novas possibilidades da revista em um universo interativo. É possível assistir a vídeos, ver mais fotos de uma reportagem, redesenhar as páginas feitas para a edição de papel e ainda ler comentários e textos relacionados. “Eles preservaram a estética da revista. A versão para o tablet não tenta ser mais moderna do que o nosso tempo”, diz o designer Ricardo van Steen, autor dos projetos gráficos das revistas da Editora Três, que publica ISTOÉ. O lançamento da Apple já mexe com as previsões do mercado. De acordo com um estudo da consultoria americana Gartner, as vendas de livros, revistas e jornais por meio da loja virtual iTunes devem superar as de músicas e aplicativos a partir de 2013.

imagens do aparelho e do aplicativo meramente ilustrativas

Assista ao vídeo com a versão da “Sports Illustrated” para tablet

tablet_site.jpg