Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem

A dieta do milênio
Para entrar o ano 2000 e viver bem os próximos 100 anos, é preciso escolher melhor o que se vai colocar na mesa. Os alimentos certos nas proporções corretas ajudarão a prevenir doenças cardíacas, câncer, diabetes e osteoporose, entre outros males. Saiba o que não deve faltar no seu cardápio

1) PORÇÕES DIÁRIAS
Frutas e vegetais: 9 (5 de vegetais e 4 de frutas)
Grãos integrais: 3 a 6
Leites e derivados: 2 a 3

2) PORÇÕES SEMANAIS
Grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico: 5 ou mais
Nozes, amêndoas, avelãs: 5 ou mais
Peixes: 2 ou mais

3) SUPLEMENTOS
Cálcio
abaixo dos 50 anos: 500 mg por dia
acima dos 50 anos: 1000 mg por dia
Vitamina C: 100 a 400 IU (unidade de medida) por dia
Multivitamínicos e de minerais: até completar o valor diário determinado para cada um dos componentes

M E N T E
Antidepressivo natural
Pesquisadores alemães confirmam: o extrato da planta hipérico pode ser tão eficaz para tratar depressão moderada quanto os remédios antidepressivos mais receitados. Os cientistas analisaram 263 pacientes com o distúrbio e concluíram que o hipérico funciona tão bem no combate à depressão quanto a imipramina (substância normalmente utilizada contra o problema). E o que é melhor: com menos efeitos colaterais. Segundo os especialistas, a qualidade de vida dos pacientes que fizeram uso da planta durante oito semanas aumentou significativamente.

M U L H E R
Menino ou menina?
Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, mostraram que as gestantes que sofrem de náusea e vômito com maior frequência no primeiro trimestre da gravidez têm mais chances de dar à luz uma menina. Os cientistas analisaram os nascimentos ocorridos na Suécia entre 1987 e 1995 e constataram que 66% das mulheres que tiveram uma menina sentiram enjôo no início da gravidez. De acordo com o trabalho, os sintomas precoces e o sexo do bebê podem estar relacionados à produção de um hormônio denominado hCG.

B O A  N O T ÍC I A
Asma sob controle
Travesseiros de pena podem ser a opção mais indicada para quem sofre de asma. A conclusão é de um estudo inglês que acaba de ser finalizado. No trabalho, os pesquisadores verificaram que os travesseiros sintéticos contêm em média oito vezes mais alérgenos (produtos que provocam reações alérgicas) do que aqueles feitos de pena. E como quem tem asma deve fugir de tudo o que cause alergia, o melhor a fazer é dormir em um desses travesseiros.

S U A  D Ú V I D A
Mal de Alzheimer
Qual o avanço da medicina para tratar o mal de Alzheimer?
Holanda Neto, por e-mail

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, caracterizada por alteração da memória e incapacidade para realizar determinadas atividades. Sua causa está relacionada com o envelhecimento do cérebro, algumas vezes com componente genético bem definido. Infelizmente, não há cura. Entretanto, obtém-se uma melhora com medicamentos que ativam as funções cerebrais como inibidores da enzima acetil colinesterase. Ainda não há uma forma específica de se prevenir a doença, mas os efeitos devastadores podem ser adiados por meio de uma vida mais saudável, com exercícios, leitura e alimentação balanceada.
Acary Bulle Oliveira,
neurologista da Universidade Federal de São Paulo

Laser
Quando o laser será usado para tratamento dentário? Poderá substituir o motorzinho?
Carlos Renato dos Santos
Salvador, BA

O laser já é usado para tratamento dentário, mas em casos específicos. Provavelmente ele não irá substituir o motorzinho, mas se associar a ele. Atualmente, o laser é usado, por exemplo, para restaurações estéticas do lado de fora do dente e para cicatrização de gengivas. Pode ser utilizado ainda para matar os microorganismos durante um tratamento de canal. Mas para abrir esse canal é preciso lançar mão do famoso motorzinho. Ou seja, ainda há muito o que evoluir no tratamento a laser, que por enquanto é muito caro e restrito. Daqui a alguns anos, ele deve se tornar mais popular.
Maria Edith Amorim Bitonti,
dentista de São Paulo

Veja também

+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Honda apresenta a Rebel CMX1100 para bater de frente com a Harley-Davidson
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel