Tecnologia & Meio ambiente

Século 21

Século 21

Terceira onda
Podem ir reservando um lugar nas suas mesinhas de telefones. É lá que, dentro de dois anos, vão começar a ser instalados equipamentos de recepção de videochamadas como esse projetado pela Toshiba. Será um aparelho fixo, porém sem fio, usando a mesma tecnologia dos futuros celulares de terceira geração, que transmitirão multimídia a altíssimas velocidades. Os celulares inteligentes, também conhecidos como comunicadores ou smartphones, terão microcâmeras e micromonitores, a exemplo do protótipo da Motorola. Funcionarão como pequenos computadores ligados à Internet sem fio. E, como computadores, terão um sistema operacional. O consórcio Symbian, formado por Ericsson, Motorola, Nokia, Panasonic e Psion, desenvolveu o Epoc. Esperam fazer dele o Windows dos smart-phones. A Microsoft contra-atacou convencendo a Ericsson, terceiro maior fabricante de celulares, a instalar uma versão do navegador Internet Explorer nos seus aparelhos a partir de 2000. Bill Gates conseguiu o que queria: botar um pé num mercado que totalizará 600 milhões de celulares em 2001. Enquanto esse mundo de multimídia sem fio não chega, a Samsung prepara a antesala lançando o primeiro aparelho com tevê em cores do mercado. É para ninguém mais perder o último capítulo da novela.

C I Ê N C I A
Gatinha salva-espécies
Biólogos americanos conseguiram fazer uma gata doméstica dar à luz um filhote de uma espécie ameaçada de gato selvagem africano. A técnica consistiu em recolher sêmen e óvulos de espécimes na natureza, fecundá-los in vitro e congelar os embriões. O congelamento não é necessário. Foi feito para mostrar que a técnica pode ser usada com espécies que venham a se extinguir e das quais só restem óvulos em freezers. No caso da experiência promovida no Instituto Audubon, em Nova Orleans, um embrião foi descongelado e implantado no útero de uma gata chamada Cayenne. Setenta dias depois, nasceu o gatinho Jazz, que vem sendo muito bem cuidado pela zelosa mamãe.

I N F O R M Á T I C A
Impresso na palma da mão
O mundo está acordando para o sucesso do computador de bolso Palm, da 3Com. Ele já vendeu cinco milhões de unidades (200 mil no Brasil). Depois que o Unibanco e o BankBoston lançaram programas para movimentar a conta conrrente através dele, a Compusol (www.compusol.com.br) começa a vender uma impressora bolada só para Palm. Ela tem um berço para acoplar o computador e imprime em rolos de papel das máquinas registradoras. Mas o preço é absurdo: US$ 800, mais que o dobro do preço de um Palm.

Veja também

+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Honda apresenta a Rebel CMX1100 para bater de frente com a Harley-Davidson
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel