000_DV1413693.jpg

Bento XVI se reuniu nesta quinta-feira com os sacerdotes da diocese de Roma, a sua, uma reunião que estava já prevista, mas que adquire um significado maior já que será a última vez que se reúne com eles antes de renunciar ao Pontificado, no dia 28 deste mês.

Os bispos auxiliares da diocese e as centenas de sacerdotes lhe receberam com aplausos, vivas ao papa e outras mostras de carinho.

O Papa Ratzinger entrou apoiado em um bastão, enquanto os aplausos se mesclavam com o canto "Tu sei Petrus" (Tu és Pedro).

Bento XVI respondeu com um largo sorriso e dando várias vezes obrigado pelas mostras de carinho e uma vez sentado, detrás de uma mesa, falará com eles, sem texto previsto.

Isolamento

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O Papa afirmou que pode ficar em isolamento, longe dos olhares públicos, após deixar o papado no final do mês. "Mesmo me retirando para rezar, estarei sempre perto de todos vocês e tenho certeza que vocês estarão perto de mim, mesmo se eu permanecer escondido do mundo", disse ele em declaração de improviso a padres da diocese de Roma.

Ele também pediu uma renovação na Igreja. "Temos que trabalhar para a realização do verdadeiro Concílio Vaticano II e para a verdadeira renovação da Igreja", disse aos religiosos reunidos na sala Paulo VI do Vaticano.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias