Quem tem um baú de roupas antigas pode se preparar para tirar de lá o paetê. Peça indispensável nas noites da década de 70, ele está de volta para brilhar. Com mais ou menos aplicações de lantejoulas, o estilo tem destacado lá fora as formas da cantora Beyoncé e a elegância de Nicole Kidman. Na onda das celebridades internacionais, as estrelas brasileiras também aderiram à onda. As atrizes Deborah Secco, Flávia Alessandra, Maria Fernanda Cândido, Vera Fischer e as apresentadoras Angélica e Adriane Galisteu surgiram com seus modelitos resplandecentes.

Os paetês que marcam a tendência da próxima estação mudam de tamanho, cor ou brilho. Há, por exemplo, peças pequenas, delicadamente bordadas em uma seda – que pode ser crepe georgette ou chiffon. Elas dão graça e delicadeza ao corpo. Os tecidos mais finos oferecem um melhor caimento para o estilo. Esse cuidado é fundamental. Como o paetê por si só já chama bastante atenção, é preciso saber vestir as peças. Isso porque o excesso de brilho tem boas chances de cair na vulgaridade. “Uma blusa de paetê pode ser usada com uma calça de alfaiataria, aquela do marido, para dar uma quebrada. E em vez de ficar vulgar, você refina e moderniza”, indica Clô Orozco, da grife Huis Clos.

A estilista aposta nos paetês mais foscos para que o vestido não vire adereço de Carnaval. E recomenda olhos abertos também para comprar a roupa. “Infelizmente, aqui no Brasil não se encontram bons paetês. Eu uso há muito tempo o austríaco e o suíço”, diz Clô. Outros profissionais misturam as lantejoulas com tecidos que emprestam suavidade e descartam os materiais sintéticos. As aplicações podem ser em partes da blusa ou da saia. Há mais uma dica: a seleção da cor. Dependendo do tom, a opção pode acarretar mais elegância. Não precisa cair no preto ou no branco. Se a cor for discreta, ganha pontos.

Se antes paetê era sinônimo de festas badaladas, agora ele é usado no dia-a-dia. Em uma blusinha que leva aplicações de paetê, o ideal é jogar uma jaqueta de jeans ou sarja por cima. Ou colocar um bolero em cima de uma roupa mais séria. As lantejoulas também migraram para bolsas e sapatos. Quem souber usar, sem abusar, será um luxo só.