No restaurante de fast food do qual são proprietários, os irmãos Bob (Matt Damon) e Walt Tenor (Greg Kinnear) desafiam qualquer frequentador a não pagar seu lanche, caso não chegue à mesa em três minutos. Eles sabem que são mestres na técnica de cortar legumes, arremessar os hambúrgueres na chapa e depois rechear os pães com todos os ingredientes gordurosos. Afinal, são xifópagos – ou geneticamente ligados pelo mesmo corpo, como prefere Walt – e desenvolveram velozes atos mecânicos a quatro mãos. Assim eles são felizes. Nem preconceito evidente os dois sofrem. Ao contrário, são ídolos na sua pequena cidade, onde também se destacam no esporte. Mas eis que um dia, para desespero de Bob, começa a ruir o pacto feito na infância de nunca se separarem. É que o desenvolto Walt quer se tornar ator e a, digamos, união está começando a atrapalhar os protagonistas de Ligado em você (Stuck on you, Estados Unidos, 2003), que tem estréia nacional na sexta-feira 5.

Sem dúvida, é um enredo politicamente incorreto, porém em total sintonia com o estilo dos diretores, os irmãos Bobby e Peter Farrelly, autores do divertido Quem vai ficar com Mary?

 

A diferença a favor dos Farrelly é que, mesmo brincando com um tema que na vida real não tem nada de engraçado, eles conseguem fazer um humor leve, sem o peso da piada em cima da aberração. Grande parte desta qualidade vem do argumento assinado pela dupla em parceria com Charles B. Wessler e Bennett Yellin. Na ligação entre os atores, quem sai ganhando é Greg Kinnear pela naturalidade com que interpreta o sujeito que tem um problema só na visão alheia. Em alguns momentos, o espectador até se esquece de quem se trata. Mat Damon, bem, todo mundo sabe, tem um sério problema de expressão e um sorriso que, se não for controlado, toma conta da tela inteira. Apesar das limitações, ele dá credibilidade ao seu Bob, um cara que encontra no irmão todas as características de atrevimento que gostaria de ter. Ah, o filme ainda tem Cher no papel dela mesma. E Cher no papel dela mesma já é garantia de diversão.