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EXCLUSIVO
À dir., estampa feita pela dupla de grafiteiros: lenço de R$ 1.090

Quem circula pelas grandes capitais do mundo certamente já se deparou com pelo menos um trabalho dos grafiteiros paulistanos e irmãos Gustavo Pandolfo e Otávio Pandolfo, ambos de 38 anos, conhecidos como “osgemeos”. Desde 1989, suas obras ricas em cor, padronagens e personagens adornam becos sujos em São Paulo, prédios abandonados em Berlim, trens metropolitanos no Rio de Janeiro e fachadas em Londres. Em 2013, porém, pela primeira vez, o trabalho dessa dupla também poderá ser apreciado, e comprado, em um ambiente muito diferente: as lojas da maison de luxo francesa Louis Vuitton. Gustavo e Otávio desenvolveram uma estampa exclusiva para a coleção de lenços da grife para o verão 2013, já à venda nas lojas brasileiras por R$ 1.090. “Pouca gente sabe, mas adoramos moda”, dizem. “Nosso trabalho sempre começa no estudo das estampas das roupas dos personagens que pintamos.”

Não é de hoje que a “street art” recebe atenção do mundo das artes e da moda. Mas ainda surpreende quando uma marca como a Louis Vuitton recorre à arte de rua para uma linha de produtos tão consagrada, como a de lenços. “Toda marca, até as de luxo, precisa se reinventar, e o frescor da street art é uma maneira boa e segura de se fazer isso”, diz Silvio Passarelli, diretor do MBA de gestão do luxo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo.

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Uma boa forma porque cria edições únicas de produto, atendendo à demanda por exclusividade. E segura, porque muitos profissionais de street art já têm o aval de museus, que abrem espaço para eles, e de celebridades, que compram suas obras. “Não acho impossível ver “osgemeos” desenvolvendo linhas de joias e coleções de roupa”, afirma Passarelli. Talento
e fama a dupla já tem.