A montadora japonesa Toyota transformou em realidade o sonho de quem costuma enfrentar o trânsito caótico das grandes cidades. Em parceria com a também japonesa Sony, ela desenvolveu um protótipo de automóvel capaz de interpretar
o humor e o estado de espírito de quem se senta diante do volante. Batizado de Toyota Pod, que significa casulo em inglês, o carro é equipado com vários sensores e usa um sistema de cores no capô para avisar se o condutor está com pressa, calmo ou irritado.

Imaginemos uma situação hipotética: o motorista acorda atrasado para o primeiro dia no novo emprego. Sai de casa aflito, com as mãos geladas. Entra no carro e pisa fundo no acelerador. No caminho até o trabalho, ele força todas as marchas e volta e meia é obrigado a pisar bruscamente no freio. Suas mãos transpiram. Pela pressão exercida sobre os pedais e o volante, os sensores detectam o sinal de perigo e acendem as luzes vermelhas no capô. Quem estiver no carro da frente vai saber que no Toyota Pod está um piloto ensandecido pela ansiedade.

O contrário acontece se o condutor estiver alegre. Nessa situação, o capô irradia um brilho zen, em tom azulado. Nos dias especiais em que o motorista transbordar felicidade, o carro aciona um acessório de gosto duvidoso, uma espécie de “rabo” posicionado na traseira, que lembra um limpador de pára-brisa e abana quando o humor do motorista estiver invejável.

Para tomar essas decisões, o carro inteligente da Toyota primeiro analisa os indícios do estado emocional do motorista. Pela pressão depositada nos pedais do acelerador, do freio, e mesmo pela quantidade e intensidade do uso da buzina, o carro consegue inferir o sentimento de seu dono.

O Toyota Pod é equipado com diversos sensores para detectar e armazenar informações sobre as preferências e as condições de direção de cada motorista. De quebra, o carro-conceito oferece alguns ajustes mecânicos para se adequar ao gosto do dono e cria uma programação para que o carro ande em piloto automático. Ideal para o mercado japonês, onde espaço é raridade, o carro-conceito da Toyota não deve ganhar as ruas tão cedo. Além de levar e trazer passageiros, ele também serve como sala de reunião, com quatro poltronas elegantérrimas.

Protótipos como ele são lançados aos montes todos os anos, e, embora nem todos cheguem às ruas, eles apontam tendências que acabam incorporadas pela indústria automobilística. Uma delas são os carros equipados com sistema eletrônico que ajuda a fazer baliza. A japonesa Nissan acaba de demonstrar seu veículo com sistema de vídeo para ajudar a estacionar.

Ao contrário das rivais Toyota, Honda e General Motors, a tecnologia da Nissan combina câmera de vídeo e sistema de controle computadorizado no breque e nas rodas traseiras e dianteiras, que mantêm o carro dentro das faixas. Para estacionar, o sistema projeta uma imagem aérea do carro, como se fosse um videogame. O sistema usa quatro câmeras na frente, na traseira e nos retrovisores laterais. É novidade para barbeiro nenhum botar defeito.