OEA
Rumo a Wasghington

BOE-01-IE-2251.jpg
Depois de diplomático afastamento, o Brasil se aproxima da OEA. Paulina Duarte, secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, deixa o cargo para assumir este mês o Departamento de Segurança Pública da organização. Combaterá o crime organizado no continente. Venceu uma disputa contra 77 candidatos, entre os quais a vice-ministra de Segurança Pública da Costa Rica, Marcela Chacon.

tevê por assinatura
Sarcasmo puro

Antes de entrar em recesso, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acolheu uma ação surreal. A Sky Brasil é processada por danos morais porque uma representante da empresa após vender pacote digital a uma idosa moradora da Favela do Morro dos Macacos, na zona norte carioca, que com gagueira pronunciava com dificuldades o próprio endereço (rua Torres Homem), fez constar no boleto de cobrança “Rua TORRES HHHOOOMEMMMM – HOOOOMEMEMEM”. 

tevê por assinatura 1
Aliás…

Antes de concluir o cadastro, por várias vezes com ironia, a representante da Sky dirigiu-se à idosa com indagações do tipo: “Rua Dois Homem? Toooo – Toooo – Torres Hhhhooomemmm?” A disfemia, popular gaguez, atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo.

Governo
Sem lazer

Ao contrário de outros titulares do alto escalão federal, Luís Inácio Adams, advogado-geral da União, não saiu de férias nesse início de ano. Despacha normalmente em seu gabinete, onde pensa em um novo braço direito, depois que Dilma Rousseff mandou demitir José Weber Holanda, arranhando a credibilidade da AGU, no rastro da Operação Porto Seguro.

Presídios
Clique, sim!

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

BOE-02-IE-2251.jpg
Na primeira sessão do ano, no fim do mês, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária tratará de um assunto polêmico – e oportuno: o uso de máquinas fotográficas nos presídios. Em alguns Estados, como o Rio de Janeiro e a Paraíba, o uso do equipamento está proibido por diretores de unidades. Isso dificulta a ação fiscalizadora de órgãos como a Defensoria Pública e outras instituições de direitos humanos preocupadas em coibir a tortura e os maus-tratos aos detentos.

Música
Homenagem no ar

A Azul acaba de batizar um de seus jatos com o numeral 2222. Namoro com Gilberto Gil, que, no ano passado, teve a empresa como transportadora da turnê que o cantor fez por dez cidades brasileiras. “Expresso 2222” foi o álbum lançado, há 30 anos pelo artista,
ao retornar ao País após três anos de exílio em Londres.

Aviação
Dois acidentes?

BOE-03-IE-2251.jpg
As autoridades da Aeronáutica investigarão um acidente aéreo ocorrido em fins do ano passado. Há rumores de que o helicóptero que caiu era dirigido por Almir Bezerra. O mesmo piloto que estava junto ao cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, na queda de um modelo Esquilo em maio de 2011, em São Paulo. O músico ocupava a cadeira de piloto. Bezerra jurou que tinha o comando da aeronave. 

Balança comercial
Bom pasto

BOE-04-IE-2251.jpg
As vendas de carne de boi do Brasil no mundo bateram recorde em 2012: US$ 5,7 bilhões, ou seja, 8,5% acima do resultado de 2011. Segundo Antônio Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, o volume negociado atingiu um milhão e 250 mil toneladas – 16% a mais do resultado anterior. O Brasil retomou o primeiro lugar no comércio mundial do produto, batendo os EUA.

Comunicações
Não topa

BOE-05-IE-2251.jpg
O ministro Paulo Bernardo aproveitou as festas de fim de ano e nos afagos aos políticos da base aliada enfatizou que o governo não quer a “CPI das telefônicas”. O argumento é que as medidas que estão sendo tomadas para a melhoria dos serviços são suficientes. O deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), autor da ideia, segue em frente. Nas próximas semanas tentará mobilizar os usuários a deixarem os celulares desligados no dia 20, das 12 às 13h. Acha que o ato ajudará na pressão para as operadoras diminuírem as tarifas cobradas aos consumidores.

Saúde
Só no prejuízo

O ano de 2012 acabou e nada de a Hemobrás produzir hemoderivados. Criada há sete anos, até aqui nem uma gota. A fábrica em Goiana, Pernambuco, virou um gigantesco frigorífico, que armazena plasma do País, envia à França para ser processado pela indústria LFB, que o vende depois ao Ministério da Saúde. Aliás, como a maioria do plasma brasileiro é coletado nas regiões Sul e Sudeste, ninguém sabe de quem foi a ideia de plantar a estatal elefante-branco em Pernambuco.

Milho
“Off road”

Com a safra de milho 2012/2013 prestes a ter uma primeira colhida, a Conab terá que decidir rápido se acata ou não a proposta dos ministérios da Agricultura e dos Transportes para que seus editais contemplem ferrovias e hidrovias como alternativas para deslocamento de grãos em direção à Região Nordeste. Hoje, o caminhão é o único meio utilizado. Além de não atender à demanda, o custo alcança as nuvens.

Igreja
Missão de fé

Após passar com louvor por um ­check-up, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, prepara viagem ao Haiti. Sem receio da epidemia de cólera naquele país levará palavras de conforto e verá as obras sociais que a Igreja Católica e a Cáritas brasileira realizam em Porto Príncipe e arredores. 


Turismo
Área própria

Com os brasileiros invadindo os EUA, o Epcot Center, parque temático em Orlando, ganhará um espaço dedicado ao nosso país. Hoje, na Disney, há um atendente que fala a nossa língua em cada brinquedo.

Justiça
Perto do fim

Marcado para 7 de fevereiro, no STJ, o julgamento da ação milionária entre o Ecad e a TV Globo. Em disputa a forma de pagamento dos direitos autorais de repertório utilizado pela emissora. O órgão quer cerca de 2,5% do faturamento bruto da empresa. A Globo afirma que 50% do tempo de sua programação exibe músicas feitas sob encomenda, cujos direitos autorais
lhe pertencem.

Música
Dupla de craques

BOE-06-IE-2251.jpg
O cantor e compositor Zucchero (Adelmo Fornaciari), estrela maior do pop italiano, incluirá músicas de Djavan na turnê mundial que inicia em abril. Ele já vendeu mais de 40 milhões de discos no planeta e sempre teve vontade de gravar com o alagoano. O CD “La Session Cubana”, que acaba de chegar às lojas no Brasil, traz a realização desse sonho.

Fotos: ELZA FIUZA AGENCIABRASIL/ABr; Michel Filho; AgNews; Valter Campanato/ABr; Valter Campanato/ABr; Tomas Rangel


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias