Avanço contido

Cientistas da Universidade da Califórnia sugerem que uma substância presente na mitocôndria (espécie de casa de força das células) é elemento importante para conter o avanço do mal de Parkinson, enfermidade neurológica que atinge pessoas com mais de 65 anos. Parte de um grupo de 80 portadores da doença recebeu suplementos feitos à base desse composto, conhecido como co-enzima Q10 (os demais tomaram placebo). A progressão do problema foi significativamente mais lenta entre os consumidores de Q10. Mais estudos sobre o tema devem ser feitos.

 Conforto e segurança

Está no mercado um produto para homens que sofrem de incontinência urinária leve. Trata-se do absorvente Dryman. É pequeno, discreto e anatômico. Seu formato impede que a urina escape para a virilha. A falta de controle urinário pode ocorrer, por exemplo, com pessoas submetidas a cirurgia da próstata. Mais informações pelo 0800-7705533.

 Tradutor do choro

Um aparelhinho desenvolvido por um engenheiro eletrônico espanhol, Pedro Monagas, promete trazer alívio para pais aflitos com o choro do
bebê. De acordo com a intensidade do berreiro, os intervalos das fungadas e outros dados, o artefato seria capaz de interpretar a causa
do desespero infantil: cansaço, fome ou irritação provocada por sensações desagradáveis. Uma luz se acende para indicar a resposta. O produto, que ainda será lançado na Europa, deve custar perto dos US$ 100.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

 

Sonhos perfumados

Quem dorme num ambiente perfumado com jasmim pode ter uma noite mais repousante. Essa é a conclusão de pesquisadores da Universidade Jesuíta Wheeling, nos Estados Unidos, após estudo feito com 20 pessoas durante três noites. O quarto dos participantes foi aromatizado duas vezes (uma delas, com lavanda) e ficou sem receber perfume na última etapa. O sono foi mais reparador com a essência de jasmim. Os voluntários também tiveram menos ansiedade e melhoraram o estado de alerta no dia seguinte.

Clareamento

Desejo fazer clareamento para que meus dentes fiquem ainda mais brancos. Há contra-indicações?
L.S.P., Contagem – MG

Não. Mas algumas pessoas podem ter dentes mais sensíveis. Há várias maneiras de tornar os dentes mais brancos. Uma delas é o clareamento doméstico, que pode ser feito pelo paciente. O profissional faz uma forminha dos dentes. Em casa, a pessoa preenche o molde com um gel clareador. O tratamento consiste de dez a 15 aplicações desse produto. Normalmente, isso é feito todos os dias. Quando o paciente for sensível, a aplicação deve ser mais espaçada e o gel mais suave. Às vezes, a substância irrita a gengiva. O produto pode ser aplicado em consultório, porém a fórmula é mais concentrada. Há ainda o tratamento com laser.
João Rubens Montenegro, cirurgião dentista de São Paulo

Clareamento

Minha filha tem uma doença chamada líquen nítido. Ela já fez tratamento, mas não teve resultado. O que devo fazer?
Cristina Paz, por e-mail

Líquen nítido é uma doença rara de pele e suas causas ainda não são bem esclarecidas. O problema se caracteriza por lesões de até cinco centímetros, achatadas e brilhantes, que geralmente aparecem na genitália e nos antebraços. Infelizmente, não há cura, mas é possível controlar o mal. O dermatologista tenta o uso de corticóides tópicos ou por via oral. O problema pode ser recorrente e também se tornar crônico. Alguns dermatologistas usam o ácido retinóico quando o líquen é localizado.
Mônica Fiszbaum, dermatologista de São Paulo


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias