No início da década de 70, o ex-beatle John Lennon e a artista plástica Yoko Ono eram notícia em todo o mundo. O inglês parecia ter se recobrado do fim traumático de sua banda. Seu disco Imagine, de 1971, marcava a reconciliação com o sucesso e seus demônios interiores, e a figura do casal, que morava em Nova York, era disputada pelos pauteiros dos programas televisivos. A dupla já havia aparecido nos talk shows de David Frost e de Dick Cavett dando longas entrevistas até surgir uma proposta irrecusável de Mike Douglas, cantor e apresentador de uma atração vespertina de 90 minutos, exibida em cadeia nacional, de segunda a sexta-feira. Douglas os chamou para ser co-anfitriões de seu talk show durante uma semana, com direito a trazer os convidados que quisessem. O resultado está no DVD duplo The Mike Douglas show – with John Lennon & Yoko Ono (Rhino Home Video/ST2 Video), antes só editado em VHS, com a íntegra dos cinco programas gravados entre 14 e 18 de fevereiro de 1972, cujo lançamento mundial acontece nesta semana, a partir do Brasil.

Mais do que um item de memorabilia para beatlemaníacos, os discos formam um documento histórico de extrema importância. A guerra do Vietnã estava em curso e Lennon, que finalizava o álbum duplo Sometime in New York City, encontrava-se no auge da politização. Sentia-se e se apresentava como o verdadeiro porta-voz da contracultura. Não à toa, entre seus convidados encontra-se o advogado Ralph Nader, que nos anos 60 se tornou mundialmente conhecido por mover e ganhar um processo contra a General Motors, por sinal patrocinadora do programa. Esbanjando autoconfiança, Lennon conversa com Bobby Seale, co-fundador, ao lado de Huey Newton, do temido grupo Panteras Negras, braço radical do movimento negro. O talk show ainda marca o encontro entre o ex-beatle e Chuck Berry, no qual Lennon não pára de exclamar: “Meu herói, meu herói!”

Pontuado por intervenções típicas da autora de Grapefruit – calhamaço esotérico que fez sua fama –, o programa testemunhou algumas “ações” de Yoko, entre elas uma chamada Mend piece na qual uma xícara de chá quebrada foi sendo paulatinamente colada durante a semana até ficar inteira outra vez. O talk show também conta com a presença de grupos funks e étnicos, mas a participação do radical de esquerda Jerry Rubin foi a gota d’água para o FBI, que já andava cheio da alegria do casal. Dias depois, John Lennon recebeu uma ordem de deportação só revogada quatro anos mais tarde, após intensa batalha judicial.