Pura realidade

Com a ajuda de uma complexa parafernália, os físicos Ping Koy Lam (à dir.) e Warwick Bowen, da Universidade Nacional Australiana, fizeram um feixe de luz sumir e reaparecer um metro adiante. O teletransporte dos filmes de ficção já vem sendo estudado por outros grupos de pesquisa. A diferença é que agora foi transportado um conjunto de partículas de uma só vez. A grande aplicação da tecnologia, por enquanto, promete ser a comunicação de dados entre computadores.

 

Preço da modernidade

Redobram as dúvidas sobre duas vedetes de consumo. Cientistas ingleses submeteram 40 adultos a testes de conhecimento e metade deles teve dificuldade de memorização. O motivo: eles ingeriram 170 pastilhas de ecstasy durante quatro anos. Na Finlândia, células humanas foram submetidas em laboratório à radiação emitida pelos celulares e sofreram contração, o que pode dificultar a circulação do sangue. Imagine os efeitos de um celular implantado no dente. Estudantes ingleses criaram um micro telefone (foto) que capta o som através de um receptor de rádio e o envia da mandíbula para o ouvido do usuário.

Narigão

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A empresa americana Cyrano Science criou um sistema de sensores acoplado a aparelhos eletrônicos que capta os odores do ambiente e os transmite pela internet. Ele está em teste para farejar escapamento de gás, focos de incêndio e até maconha nas escolas.

 

Paranóia

Para evitar que tubarões e surfistas se encontrem, a empresa australiana SeaChange Technology comercializa um repelente eletrônico que é preso ao tornozelo, provoca espasmos musculares no tubarão e o mantém a uma distância de três metros. O aparelho, chamado Shark Shield tem duas horas de bateria, custa US$ 400 no site www. seachangetechnology.com.au

Mapa do mal

Depois de reconstruir a árvore genealógica de islandeses que morreram nos últimos 1.100 anos, a empresa Decode Genetics afirma ter localizado a região onde ficam os genes responsáveis por 20 doenças que afetam a humanidade, da asma à artrite. Três genes, relacionados à esquizofrenia e ao derrame, também teriam sido identificados. A comunidade científica aguarda a Decode publicar o estudo para se manifestar.

 

Más notícias

A primeira estatística oficial sobre desenvolvimento sustentável no Brasil não causa inveja a nenhum país. Realizado pelo IBGE para ser apresentado na cúpula mundial Rio +10, em agosto, na África do Sul, o relatório mostrou mais destruição do que proteção ao ambiente e mazelas sociais que prejudicam a natureza. A taxa de homicídio cresceu 37% em oito anos, a distribuição de renda baixou, 24 milhões de pessoas vivem em residências com excesso de ocupantes e a maior parte do lixo e do esgoto não tem destino adequado.

• Amazônia 569.269 km2 devastados
• Agrotóxicos 2,76 kg por hectare
• Queimadas 145.708 focos de calor
• Animais 220 espécies em extinção


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias