O discreto Geraldinho, como o governador Mário Covas (morto em 2001), carinhosamente o chamava, era visto pelo alto tucanato como um dos menos garbosos do ninho. Mas o governador Geraldo Alckmin mostrou que não é a exuberância da plumagem que garante vôos altos. Ele deixou seus colegas de “bicos caídos” ao avisar, 48 dias antes do Carnaval, que seu bloco já está pronto para desfilar: anunciou que vai deixar o cargo até 31 de março, como exige a lei para governantes que queiram disputar outros postos. Assim, antecipou a guerra no PSDB, no qual enfrenta o bicudo prefeito José Serra. “Não quero ser candidato por W.O” (vitória em caso de ausência do adversário). Apelidado de picolé de chuchu, visto como insípido, Alckmin equiparou-se a outro político, tido como gelado: o argentino Néstor Kirchner, comparado a um pingüim. O desconhecido governador de uma distante província da Patagônia elegeu-se presidente.

Até então, os tucanos, como Serra, estavam se guardando “para quando o Carnaval chegar”, como na música de Chico Buarque. Serra já lidera as pequisas de intenção de voto, mas espera crescer mais para ser “obrigado” a disputar com Lula. Assim, pesaria menos a promessa, sacramentada em cartório, de não deixar a prefeitura antes do fim do mandato (2007). Ao entoar o seu “Ó abre alas que eu quero passar”, Alckmin fez Serra – que na campanha de 2002 já mostrava ter samba no pé – acelerar o ritmo. No dia 25 fará um carnaval com o anúncio de um enorme pacote de obras. Arranhado pela crise política, o presidente Lula vem despejando obras e promovendo atos de impacto – como o aumento do salário mínimo, a ser anunciado no dia 19, no Palácio do Planalto, em cerimônia com ex-sindicalistas.

Lula diz que prefere Alckmin a Serra, mas há no PT quem tema que o picolé de chuchu esteja temperado com pimenta. Apreciado desde a Antiguidade pelos aztecas, o chuchu é rico em fibras, não engorda, é digerido facilmente e absorve o gosto dos outros alimentos. Desconhecido fora de São Paulo, Alckmin está pronto para desfilar na avenida. Quer mostrar suas qualidades. Mas sonha mesmo em conquistar popularidade.