Não é preciso mais esperar uma viagem ao Exterior para se ter acesso a toda linha de produtos Louis Vuitton. Quem já se descabelava por uma bolsa da famosa grife, agora ficará ainda mais fascinado. Presente no Brasil desde 1989, a marca elegeu São Paulo para inaugurar na semana passada sua primeira global store da América Latina. A loja, presente na Ásia, Europa e Estados Unidos, se diferencia das outras Louis Vuitton por ter em estoque mais de mil itens da marca. Além das famosas bolsas e malas em couro, há sapatos, roupas, jóias e canetas. O consumidor brasileiro conhecerá também todas as coleções ao mesmo tempo que os ingleses ou japoneses.

A empresa, que já tinha quatro pontos-de-venda no Brasil (dois em São Paulo, um no Rio e outro em Brasília), caprichou na preparação da global store. Para abrigar o novo projeto, a loja – que já vendia artigos de couro desde 1999 no elegante bairro dos Jardins – foi reformada e ampliada. A área de vendas dobrou de 200 para 400 metros quadrados, distribuídos em dois andares. Todos os materiais utilizados nos acabamentos, como tintas, madeiras, texturas e metais, foram importados dos Estados Unidos e da França. Seis pintores de Nova York e dois marceneiros franceses foram trazidos para comandar os arremates. O responsável por supervisionar o projeto foi o arquiteto americano John Mulliken, autor do badalado prédio da Louis Vuitton na avenida 57, em Nova York.

A principal motivação da empresa em investir nada menos que US$ 1 milhão na instalação de um empreendimento comercial deste porte foi o crescimento expressivo das vendas na metrópole paulista. “Ao contrário do que se pensa, há no Brasil grande espaço para este mercado. As vendas aqui sempre foram muito fortes. Além disso, não esperamos retorno imediato. É um investimento que deve dar lucro a longo prazo”, explicou Marcelo Noschese, diretor-geral no Brasil do conglomerado LVMH Fashion Group, do qual a Louis Vuitton faz parte. A marca não comenta números de seu faturamento, mas sabe-se que a outra loja paulistana, instalada no Shopping Iguatemi, está entre as que mais vendem por metro quadrado no mundo. Nos finais de semana, quando o movimento de pessoas no shopping é maior, são comuns as filas na porta. Mulheres, na maioria, que chegam a pagar mais de R$ 3 mil por uma única bolsa.
E nem a alta do dólar parece assustar os empresários da grife. “É claro que a desvalorização do real não nos ajuda, já que vendemos em moeda brasileira. Mas os nossos clientes sabem que estão comprando produtos importados de altíssima qualidade. Também há opções de pagamento, como parcelamentos e promoções”, finalizou Noschese. As fãs das famosas “bolsinhas LV” agradecem.