SaoPaulo009_MargPinheiros.jpg

A CNN listou as 20 melhores cidades do mundo para um novo negócio, levando em conta as empresas que já foram abertas no local, idade média dos empreendedores e tempo médio trabalhado por dia. De acordo com a publicação, o Vale do Silício, no Estado da Califórnia, nos EUA, é o melhor lugar para se abrir uma empresa, sendo que Apple e Google começaram por lá. Porém outras áreas – como a cidade de São Paulo, por exemplo – começam a ganhar atratividade para novo empreendimentos. Confira:

Vale do Silício – EUA
O Vale do Silício continua sendo o melhor local para se iniciar uma empresa, já que tem um bom suporte de rede de financiamentos. Por lá já passaram Mark Zuckerberg (Facebook), Jack Dorsey (Twitter e Square), e Steve Jobs (Apple).

Tel Aviv – Israel
A cidade possui a maior densidade de startups de tecnologia do mundo. Segundo a CNN as empresas iniciantes no local ainda dependem de mais receitas publicitárias do que no Vale do Silício, mas também se concentram em mercados menores.

Los Angeles – EUA
De acordo com a publicação, apesar da sombra da indústria de entretenimento do local, Los Angeles puxa o desenvolvimento de talentos empresariais na costa oeste dos EUA.

Seattle – EUA
Uma forte história de tecnologia, abrigando a Microsoft, por exemplo, e a proximidade com o Vale do Silício fazem com que Seattle seja um bom local para startups, tanto que cerca de 41% dos empresários da cidade já trabalhou no Vale do Silício.

Nova York – EUA
Empresários interessados em comércio eletrônico podem encontrar em Nova York um mercado melhor do que o Vale do Silício. Na cidade, as mulheres – que representam um quinto dos empreendedores – também têm boas chances de sucesso nas empresas iniciantes.

Boston – EUA
Segundo a CNN, o dinheiro em Boston é abundante, ficando em primeiro lugar no índice de financiamento. Além disso, os empresários de lá são três vezes mais propensos a ter PhD do que no Vale do Silício. Porém, em Boston há cerca de 79% menos startups do que na cidade da Apple.

Londres – Inglaterra
O melhor local da Europa para se iniciar uma empresa é Londres. Isso porque a cidade possui 63% menos startups do que o Vale do Silício, mesmo com sistemas de apoios semelhantes.

Toronto – Canadá
A cidade canadense compete com as americanas Nova York e Boston, mas muitos empresários são forçados a utilizar um "auto-financiamento" ou empréstimos de familiares e amigos para conseguir abrir o próprio negócio.

Vancouver – Canadá
Outra cidade no Canadá, Vancouver sofre com a falta de fontes de financiamento, porém possui outras forças que podem compensar a dificuldade financeira, sendo o Flickr a empresa mais bem sucedida da área.

Chicago- EUA
A cidade ainda é emergente, mas é o melhor local do meio-oeste americano. Com uma idade média de 37 anos, os empresários de Chicago estão entre os mais velhos que se envolvem com startups, sendo que um quinto deles já viveram ou trabalharam no Vale do Silício.

Paris – França
Segundo a publicação, ao contrário do Vale do Silício – que foi construída com ajuda de empresários e investidores – Paris teve dificuldades em atrair pessoas talentosas. As startups ainda esbarram em questões de financiamentos e no desenvolvimento final e apenas 7% dos empreendedores são mulheres.

Sydney – Austrália
Empresários da cidade enfrentam desafios significativos, como ir atrás de mercados menores e levantar capital para as novas empresas. Mesmo assim, ainda se destaca como um bom local para uma nova companhia.

São Paulo – Brasil
Antes da crise europeia, a economia brasileira crescia a passoa largos e os empresários e investidores aproveitaram. Os empreendimentos na cidade têm foco em mercados menores, sendo que apenas 3% das novas empresas são sucetíveis a criar novos produtos. Porém, São Paulo continua crescendo como um novo pólo.

Moscou – Rússia
Os empresários de Moscou são os mais jovens da lista, sendo, em média, seis anos mais novos do que os do Vale do Silício. Porém, para crescer na lista, a cidade terá de investir mais em tecnologia – peça fundamental às novas empresas.

Berlim – Alemanha
A cidade de Berlim floresce como um novo centro empresarial da Europa. Segundo a publicação, os empresários da cidade se diferem dos do Vale do Silício em duas questões principais: menos doutores e o foco em mercados menores. Já há duas premissas que unem os empreendedores desses dois locais: ética no trabalho e motivação.

Waterloo – Canadá
A cidade de Waterloo tem a maior ligação entre todas da lista com o Vale do Silício. Cerca de 35% dos empresários da cidade já trabalharam na região americana. Porém, a cidade canadense também sofre com os financiamentos para novas empresas.

Cingapura
A cidade-estado tem uma ótima localização para startups, já que fica próxima a grandes centros, como a China e a Índia. O financiamento se assemelha a outros espalhados pelo mundo, além diso, a ética no trabalho é algo forte na cidade e todos trabalham em média 11h por dia, o maior tempo da lista.

Melbourne – Austrália
A cidade australiana está começando a utilizar o potencial, mas terá que se distinguir de Sydney para brilhar. O grande desafio será o financiamento, já que as empresas que começam no local recebem 86% menos do que as do Vale do Silício.

Bangalore – Índia
A cidade possui um lugar na lista pois tem uma força de trabalho talentosa e altamente qualificada. Porém ainda falta apoio do governo às empresas de tecnologia.

Santiago – Chile
Com iniciativas do governo chileno, a cidade de Santiago começa a prosperar. A cidade ainda necessita atrair mais empresários e investidores globais, porém pode se considerar a capital mundial das mulheres empreendedoras, já que 20% da força total de trabalho se constituem de pessoas do sexo feminino.