A maquiagem preferida de dez entre dez estrelas chegará ao Brasil em novembro. A M.A.C. (Make-up Art Cosmetics), marca eleita dos maquiadores nos desfiles de Milão a Nova York, vai inaugurar a primeira loja de cosméticos no País. A empresa foi criada em 1985 no Canadá e manteve-se uma indústria pequena, trabalhando apenas nos bastidores da moda, até 1991. Naquele ano, a cantora Madonna, que viajava pelo mundo com a turnê Blonde Ambition, declarou ser fã da linha de maquiagem. Foi o suficiente para que outros queridinhos do show biz também jurassem fidelidade à M.A.C. Entre eles, a cantora Janet Jackson, a modelo Linda Evangelista e até o jogador de futebol David Beckham.

As cores ricas e os acabamentos variados garantiram o sucesso da primeira marca profissional a ser vendida para o público. A empresa não faz comentários sobre seu faturamento, mas hoje são mais de 400 pontos-de-venda espalhados por 44 países. No Brasil, a loja será instalada em São Paulo, no Shopping Iguatemi, mas outras cidades, como o Rio de Janeiro, devem ganhar uma em breve.

“Traremos toda a linha M.A.C. para o Brasil, desde as famosas bases até sombras e batons. Queremos atingir pessoas de todos os estilos”, explicou Philippe Chansel, diretor de marketing e desenvolvimento da M.A.C. Pro (linha profissional), que esteve em São Paulo na semana passada para divulgar a empresa. “Além disso, vamos participar das semanas de moda brasileira em janeiro, que se tornam cada vez mais importantes internacionalmente”, finalizou. Gustavo Fagundes, diretor da importadora Brasif e responsável pela distribuição da M.A.C. no Brasil, comemorou a chegada da marca. “Tentávamos trazê-la há algum tempo. A M.A.C. é sempre muito procurada nos free shops do mundo todo, era hora de ter uma loja no Brasil”, afirmou.

Corretivos, pós compactos, bases cremosas, batons, sombras, blushes, delineadores, rímeis e todo tipo de maquiagem serão lançados por aqui. E sem nenhuma propaganda. Ao contrário de outras grandes corporações, a M.A.C. não faz anúncios de seus produtos. O sucesso é resultado da informação boca a boca e da credibilidade adquirida com maquiadores. Parte do lucro é revertida para programas de caridade. Em 1994, foi criado o Fundo M.A.C. para Aids, que distribui recursos à população afetada pelo vírus HIV no mundo todo. No mesmo ano, com o objetivo de ampliar a arrecadação, foi lançado o batom Viva Glam. Todo o dinheiro obtido com as vendas do produto é revertido para o Fundo, totalizando US$ 24 milhões desde sua criação. A loja em São Paulo colocará à venda a quarta edição do batom, em tom rosa-metálico, beneficiando entidades brasileiras que apóiam pessoas afetadas pelo HIV. Para divulgar o trabalho beneficente, a M.A.C. abriu exceção e criou uma campanha publicitária estrelada pelos cantores Elton John, Mary J. Blige e Shirley Manson.