Stress estraga a pele!

Os dias têm sido cansativos, o stress está em alta e a pele se enche de espinhas! Não é pura coincidência. Pesquisadores alemães comprovaram que existe de fato uma relação entre stress e acne. Esse estado físico e mental que debilita o organismo também interfere no funcionamento das glândulas sebáceas, estruturas da pele responsáveis pela produção de óleo. Quanto mais estressado, mais o indivíduo ativa a ação dessas glândulas. Conclusão: os poros entopem e surgem as espinhas.

Ajuda contra o cigarro

Quem quer parar de fumar e procura auxílio pode encontrar as orientações corretas na sexta-feira 31. Nesta data, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, irá promover um encontro gratuito para ajudar a largar o vício. Na reunião, os participantes receberão informações sobre como manter a motivação contra o cigarro em alta e aprenderão a deixar de fumar sem engordar, entre outras coisas.

 

Guarde na memória

Mais um livro sobre memória acaba de chegar às livrarias. Trata-se da obra Memória (Artmed Editora), de Ivan Izquierdo, considerado um dos maiores especialistas no assunto. No livro, o autor explica os processos de aquisição e formação das lembranças e descreve as influências da ansiedade e de outros estados de espírito, por exemplo, para o funcionamento da memória. Custa R$ 19.

 Fios bem tratados

A Sisley, sofisticada marca de cosméticos franceses, está lançando sua primeira linha de produtos voltados para a saúde dos cabelos. Produzida com ingredientes naturais, como alecrim, sálvia, tomilho e gérmen de trigo, a linha é composta por shampoos, condicionadores e um extrato botânico indicado para melhorar a vitalidade do couro cabeludo, além dos próprios fios.

Bactéria

Por meio de exame de urina, foi constatada a presença da bactéria Escherichia coli. Como evitar a presença desta bactéria na urina?
N. L., Minas Gerais

A senhora tem uma infecção urinária causada por E coli. Esta bactéria fica habitualmente no intestino. A senhora deverá fazer um tratamento adequado, baseado nos resultados de um antibiograma (teste para saber a que tipo de antibiótico a bactéria é sensível). A melhor forma de prevenção são cuidados de higiene, particularmente após evacuação e relacionamento sexual. Em algumas condições podem existir fatores que facilitem infecções, como a presença de diabetes.
Eduardo André, gastroenterologista de São Paulo

Estrias

Qual a real necessidade diária de sono de um adulto?
Flavio Gois dos Santos, de São Paulo

Um ser humano adulto normal deveria passar um terço da sua vida dormindo, ou seja, a duração ideal do sono seria de sete a oito horas por noite. Mas este é um valor médio, válido para a maioria. Existem pessoas que requerem mais que oito horas de sono e outros que não necessitam mais que cinco a seis horas, sem prejuízos à sua saúde. Assim, o tempo ideal de horas de sono não tem regras absolutas e cada pessoa pode julgar por si as suas necessidades. Se não apresentar sonolência diurna excessiva ou insônia, provavelmente seus requerimentos de sono estarão satisfeitos.
Antonio Cezar Ribeiro Galvão, neurologista do
Hospital Nove de Julho, de São Paulo