Um clássico que nunca sai de moda. Assim se pode definir o sapato boneca, modelo fechado apenas por uma tira – que ganhou este nome por ser igual aos utilizados no brinquedo preferido das meninas. Curinga no guarda-roupas de mulheres de todas as idades, era usado preferencialmente na cor preta – inclusive com trajes de noite. Para as garotas, os modelos sem salto, de verniz, ainda fazem sucesso. Mas, neste inverno, o sapato boneca desembarca nas lojas em versões mais arrojadas, um pouco mais estilizadas, com tiras no meio e salto plataforma. Os materiais vão desde o couro, o jeans até a camurça com bordados. E o tradicional preto foi substituído pelo vermelho. O tom que desde o ano passado vem conquistando o gosto feminino conseguiu de vez seu espaço. Sapato boneca vermelho está se tornando um item quase fundamental na hora de compor um estilo.

Mas, independentemente da cor, os estilistas não aconselham usar o modelo com calça comprida de bocas largas, já que não fica elegante aparecer o peito do pé. Ele vai bem com calça capri – na altura do tornozelo, tipo pescador –, calça comprida de boca estreita ou com saia. E agora que existem as versões com salto, ficam bonitos tanto com saia curta quanto comprida. Por conta dessa versatilidade do modelo, algumas marcas mantêm sempre o sapato boneca na sua grade de produtos. É o caso da Side Walk. Com lojas nas principais capitais do País, a grife investe bastante nos sapatos boneca vermelhos.

Voltada para um público infanto-juvenil, a loja Hipepótamo, de São Paulo, também costuma ter uma variedade de sapatos boneca em seu estoque. Mas os modelos fazem tanto sucesso com as mães que a dona, Carol Alegra Cohen, resolveu investir também em números maiores. “Não tem quem não goste. E os vermelhos são realmente muito charmosos”, atesta ela. Por isso, se você ainda acha que não sabe usar e só fica bem nas outras, relaxe. Ao ver um vermelhinho, avance.

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias