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Conhecida como a capital mundial do entretenimento, a cidade de Las Vegas, no Estado de Nevada (EUA), atrai todos os anos milhões de turistas em busca de diversão. Entre seus hotéis, casas de shows e cassinos com fachadas luminosas circulam em média 38 milhões de pessoas, sendo 16% visitantes estrangeiros. Desde 2011, no entanto, o município americano tem presenciado uma verdadeira invasão verde-amarela. É que a quantidade de turistas brasileiros que escolhem Las Vegas como destino de férias cresceu significativamente. Até 2010, o número de visitantes nacionais que passavam pela cidade nem era contabilizado, pois não chegava a 50 mil por ano. Em 2011, contudo, mais de 133 mil brasileiros desembarcaram por lá – um aumento de mais de 160%. “O Brasil é atualmente o principal mercado internacional em ascensão para Las Vegas”, diz Rafael Villanueva, diretor internacional de Vendas da Las Vegas Convention & Visitors Authority (LVCVA), órgão que promove o turismo nesse destino. “E a expectativa para 2012 é de crescimento de 10% no número de turistas brasileiros.”

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Almejando atrair ainda mais visitantes nacionais, o bureau de turismo de Las Vegas anunciou que irá investir até R$ 1 milhão por ano para divulgar o destino como uma opção de férias entre os brasileiros. O interesse pelos turistas daqui pode ser explicado por dois fatores: gastamos mais e permanecemos mais tempo na cidade do que qualquer outro visitante estrangeiro. “Os brasileiros são os turistas que mais tempo ficam em Las Vegas, com uma média de 7,5 dias, e gastam cerca de US$ 3 mil por viagem, três vezes mais do que qualquer outro visitante internacional”, diz Villanueva. A operadora de turismo CVC, uma das maiores do País, também sentiu o aumento na procura por pacotes que incluam ao menos uma noite em Las Vegas. Em 2011, a companhia embarcou cerca de quatro mil passageiros para esse destino. Em 2012, já são 6,8 mil. E a expectativa para 2013 é chegar a oito mil. “Vegas é uma cidade concentrada, de fácil locomoção e comunicação. Não é preciso ter o domínio do inglês, pois praticamente todos falam espanhol”, diz Mariana Pádua, gerente de produto da CVC para os EUA e Canadá. “Também é extremamente barata em relação a outras localidades turísticas americanas e um dos melhores destinos para se fazer compras.”

A possibilidade de comprar roupas e acessórios a preços muito mais em conta do que no Brasil – aliada à oportunidade de fixar o idioma inglês – fez com que o empresário Alex Cavalheiro Martins, 31 anos, escolhesse Las Vegas como destino de sua primeira viagem para os Estados Unidos. Durante 16 dias ele percorreu, junto de seu professor de inglês, os Estados da Califórnia, Nevada e Arizona. Em Las Vegas ficou quatro noites. “Era para ficarmos apenas três, mas a cidade é tão linda e vibrante que resolvemos esticar”, diz Martins. Entre os passeios que mais gostou, ele destaca a visita aos cassinos, as caminhadas pelo centro e, claro, os outlets que ficam no entorno da cidade – são cinco. “Não fiz economia. Acho que gastei uns US$ 4 mil só em Las Vegas, mas valeu muito a pena”, afirma Martins, que pretende voltar em junho de 2013.

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Famosa também pelas capelas, Las Vegas atrai ainda casais brasileiros dispostos a celebrar sua união, como o analista de sistemas Eduardo Augusto de Andrade, 30 anos, e a publicitária Priscilla Soares Silva de Andrade, 28. Os dois se casaram no civil em outubro de 2011, mas decidiram comemorar o casamento e passar a lua de mel na localidade americana em julho deste ano. “Sempre víamos pessoas casando em Vegas nos filmes, então resolvemos celebrar nosso casamento lá”, diz Eduardo. Ao todo, o casal passou 30 dias nos Estados Unidos – 15 apenas em Las Vegas. No roteiro, visitas a cassinos, festas noturnas e muitas compras. “Fomos com uma mala e voltamos com cinco”, diz Eduardo. O analista de sistemas conta que chegou à cidade com US$ 3 mil em dinheiro, que logo foram gastos. “Aí usamos o cartão de crédito. Tudo lá é muito bom e barato”, diz. Exatamente o que todo brasileiro gosta. 

Foto: Michael Weber/imagebroker
Fonte: Las Vegas Convention & Visitors Authority (LVCVA)