Inverno e malhação definitivamente não combinam. Só mesmo os mais disciplinados conseguem pular da cama cedinho, ainda escuro e frio, para fazer exercícios físicos. A preguiça, na absoluta maioria das vezes, acaba ganhando. Por isso, para acabar com os altos índices de abandono registrados nesta estação, a academia Stella Torreão, uma das mais conhecidas do Rio de Janeiro, criou o Sistema Despertador. O programa consiste em ligar para os dorminhocos até acordá-los. Até parece com os serviços para despertar oferecidos pelos hotéis, mas nesse
caso os professores são muito mais insistentes do que os recepcionistas. “As pessoas programam o horário que querem ser acordadas na secretaria e nós ligamos a cada dez minutos. Ninguém consegue ficar de molho”, explica Antônio Sérgio Pacheco, coordenador de musculação da academia. Há, é verdade, quem escape da marcação dos instrutores. Mas a cobrança vem logo. “Já houve casos em que alunos desligaram o celular para não saírem da cama. Na aula seguinte, é puxão de orelha certo”, diz o professor.

O estudante de direito Marcos Gomes Lube, 25 anos, deve sua permanência na academia ao sistema. Ele não aguentava mais se exercitar de manhã, trabalhar e estudar de noite. Como não podia deixar as aulas e a futura profissão de lado, pensou em parar de malhar. “Levanto às 5h20 para ir à academia e tomo banho lá mesmo, para dar tempo de chegar ao trabalho às 9h. Depois do estágio e da faculdade, só chego em casa à meia-noite. Chegou um momento em que não dava mais para acordar”, conta. O sono só não tirou o rapaz da musculação pela insistência de Antônio Sérgio. “Já estava quase parando, quando ele passou a me ligar todos os dias pela manhã. Um dia ele fez quatro ligações para ter a certeza de que eu não voltaria a dormir”, lembra. A ajuda do personal trainer rendeu frutos ao estudante. “O incentivo foi fundamental. Meu rendimento melhorou 100%”, diz.

Outra que também continua na malhação graças ao despertador é a advogada Beatriz Marques, 25 anos. Cansada de se exercitar e trabalhar todos os dias, ela só pula da cama por causa dos telefonemas. “É difícil acordar, mas não deixo de ir à academia. Malhar de manhã dá mais disposição para superar o stress do dia-a-dia. Além de ser saudável, o exercício físico é fundamental para relaxar a cabeça”, diz.
 

Para afastar de vez a preguiça, os alunos contam ainda com um serviço de controle dos faltosos. “É feita uma espécie de ronda todas as sextas-feiras para saber quais alunos não malharam naquela semana. Após o levantamento, ligamos para os matadores de aula para cobrar a volta. O exercício físico é importante para a saúde e não deve ficar em segundo plano”, explica a proprietária do espaço, Stella Torreão. A idéia já produziu resultados. “O retorno é impressionante. De cada dez alunos que procuramos, nove reaparecem na semana seguinte. O maior problema alegado é a falta de tempo devido ao trabalho e aos estudos”, explica Stella.
 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias