Cultura

Gargalhada final

Em clima de comédia, novo seriado da Rede Globo mostra como um típico casal de classe média aproveita seus últimos dias antes do fim do mundo

Gargalhada final

Chamada.jpg
CONTAGEM REGRESSIVA
O casal formado por Alinne Moraes e Danton Mello faz
uma lista de desejos não realizados: ajuste de contas

Os escritores Alexandre Machado e Fernanda Young são mestres em fazer graça com as pequenas tragédias e fatos banais do cotidiano. Inspirado na profecia maia que prevê a data para o final dos tempos no próximo dia 21 de dezembro, o casal resolveu brincar com o tema no seriado “Como Aproveitar o Fim do Mundo”, com estreia marcada para a quinta-feira 1º, na Rede Globo. À frente do elenco, Alinne Moraes interpreta a mística Kátia, crédula de que o mundo vai mesmo acabar. Ela procura, então, convencer o seu namorado, Ernani (Danton Mello), a viver plenamente os últimos dias na Terra. “Eles representam os dois opostos básicos: os céticos e os que acreditam em qualquer bobagem”, diz Machado.

Ernani e Kátia preparam uma lista de coisas para realizar antes do tal apocalipse. Ele, por exemplo, quer fazer amor debaixo d’água. Ela pretende saldar dívidas consigo, como falar algumas verdades para um antigo professor. A contagem regressiva começa em um almoço em que estouram o limite do cartão de crédito. “O mundo pode acabar de uma hora para outra. É um fato e não precisa ser crédulo para acreditar nisso”, diz o autor.

IEpag188_tv.jpg

A inspiração para fazer um casal que se ama mesmo com ideias tão diferentes veio do relacionamento dos próprios escritores, casados há quase duas décadas. Dessa forma, a história terminou por incorporar como encarariam o juízo final. Ao contrário das profecias, eles não revelam. “Minha visão para o fim do mundo está nos oito episódios”, diz Fernanda. O desfecho desse enredo, com direção de José Alvarenga Jr., antigo parceiro da dupla, vai ao ar no dia 21 de dezembro. 

Fotos: Alex Carvalho/CGCOM;
Blenda Gomes/ REDE Globo