Poltrona especial

A Sofá & Companhia (11-3663-3811) lançou um modelo de poltrona dedicado a idosos e a portadores de deficiência física. Ela é dirigível, facilitando a locomoção e conferindo mais independência ao consumidor. O móvel dispõe de bateria com capacidade para quatro horas de circulação. Além disso, é reclinável, bonito e confortável. A poltrona, batizada de Cumulus, sai por R$ 16,5 mil.

Implante alivia dor de cabeça

Um artefato minúsculo implantado sob a pele de um americano de 40 anos foi a solução para as frequentes crises de enxaqueca que o atormentavam. Durante dois anos, ele suportou de quatro a cinco episódios de dor diariamente. Por meio de estímulos elétricos, o aparelhinho, desenvolvido pela clínica Mayo (EUA), bloqueou o funcionamento de um nervo localizado na parte de trás da cabeça. Com isso, o paciente conseguiu o alívio, que já dura sete meses. Ainda é preciso fazer mais estudos para se certificar da eficácia do implante.

 Ouvidos mais atentos

Médicos suíços deram um puxão de orelha nos colegas. Eles garantem que a maioria dos pacientes pode explicar seu problema em menos de dois minutos. E aconselharam os especialistas a falar menos e ouvir mais. Um estudo americano já havia indicado que os médicos dedicam apenas 22 segundos para escutar os comentários do doente. Os pesquisadores esconderam um cronômetro para calcular quanto tempo as pessoas usam para dizer o que sentem. A média foi de 92 segundos.

 União para vencer a leucemia

A Associação Brasileira de Leucemia (Abrale) acabou de abrir as portas. A entidade foi fundada há menos de um mês e tem o objetivo de dar apoio emocional, jurídico e psicológico aos pacientes e aos familiares. Ela fala também de tratamentos em curso e terapias experimentais. Mais informações pelo site www.leucemia.org.br.

Gravidez tardia

Já tenho uma filha de três anos. É possível engravidar normalmente agora, aos 42 anos?
Sueli de Andrade Mamalussi Marechal Hermes, Rio de Janeiro

Sim. E, no seu caso, o fato de ter engravidado há três anos sugere que seu corpo pode guardar alguma reserva de óvulos. Isso pode ser averiguado com exames hormonais para investigar se você tem condições de ovular. Conforme o resultado, existe a chance de melhorar a ovulação com o uso de medicamentos, facilitando assim uma nova gestação.
Paulo Olmos, médico
de São Paulo

Rubor

Fico com manchas vermelhas no peito e pescoço quando estou nervosa. Elas desaparecem assim que me acalmo. Como acabar com o problema?
Fernanda da Silva, por e-mail

As manchas estão relacionadas a um pico de stress. O problema acontece devido à descarga de substâncias no sistema nervoso que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos de regiões sensíveis, como as maçãs do rosto. Existem formas de amenizá-lo. O melhor é controlar a emoção. Outra dica é usar cremes com corticóide (que contrai os vasos sanguíneos, diminuindo a vermelhidão). Também há cirurgia, indicada de acordo com o grau de desconforto do paciente. A operação é feita com dois cortes na região axilar. É retirada uma pequena parte do sistema nervoso autônomo, onde se processam as reações que desencadeiam os sintomas.
Denise Steiner, dermatologista, e José Ribas Milanez, cirurgião torácico, ambos de São Paulo