Um dos casos mais escabrosos da história escrita nos porões da ditadura militar no Brasil vai receber um ponto final. No dia 6 do mês que vem os restos mortais do estudante Manoel Lisboa de Moura serão retirados de um ossário em São Paulo para receberem enterro digno e cristão em Maceió, a sua cidade natal. Fundador do Partido Comunista Revolucionário, Manoel fazia oposição à ditadura quando foi sequestrado pelos agentes da repressão no Recife em 1973. Transferido para São Paulo, ele acabou integrando a lista de mortos pela equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury. “O Manoel era uma figura encantadora. Apesar dos tempos sombrios, estava sempre com um sorriso nos lábios”, disse a ISTOÉ o governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (foto), que o conheceu pessoalmente na militância política nos anos de chumbo. O traslado poderia ter ocorrido em 1991 quando as ossadas de Manoel foram localizadas, mas nessa época os familiares ainda não conseguiam lidar com o trauma da perda de seu parente.

Festa de cinema

O galã Russel Crowe e a cantora Danielle Spencer casaram-se na capela do rancho do ator na Austrália na segunda-feira 7, dia em que Crowe completou 39 anos. Apesar do número restrito de convidados (cerca de 80 pessoas) o custo da cerimônia foi estimado em US$ 600 mil. A noiva, que chegou à festa numa luxuosa Mercedes Benz, vestia um modelo de Giorgio Armani criado especialmente para a ocasião.

A tragédia do piloto Kato

O piloto Daijiro Kato, 26 anos, sofreu um grave acidente na primeira etapa do Campeonato Mundial de MotoGP disputada no domingo 6 na cidade japonesa de Suzuka. Kato se desequilibrou em sua moto a mais de 200 quilômetros por hora. Sofreu traumatismo craniano e entrou em coma profundo.

 

Arcanjo entre as grades

O bicheiro João Arcanjo Ribeiro, o Comendador, foi preso na quinta
-feira 10 em Montevidéu, no Uruguai, e será transferido para Cuiabá
nos próximos dias. Acusado de chefiar o crime organizado no Mato Grosso, Arcanjo responde a processos por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, contravenção, contrabando de armas, agiotagem, homicídio, sonegação fiscal e evasão de divisas. Ele é acusado de mandar matar em setembro de 2002 o jornalista Sávio Brandão,
dono do jornal Folha do Estado.

Fisichella vence

Giancarlo Fisichella, piloto da Jordan, foi declarado campeão do GP do Brasil de F-1 disputado no domingo 6. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou na sexta-feira 11 que a volta que definiu a classificação foi a 54ª e não mais a 53ª, pois o italiano iniciou a 56ª volta antes do acidente que encerrou a prova. Com isso Kimi Raikkonen, da McLaren, ficou com o segundo lugar e mantém
a liderança do campeonato.

Morre
o artista plástico paraense Albery Seixas da Cunha, famoso
pelas pinturas que fazia no corpo de mulheres para promover
as suas exposições. No Rio de Janeiro, aos 58 anos, de causa
não revelada. Na segunda-feira 7.

Morre a criadora de Babar

Cecile de Brunhoff, a criadora do elefantinho Babar, faleceu aos 99 anos em Paris vítima de um derrame na segunda-feira 7. Cecile criou o personagem em 1931 como uma história de ninar para os seus filhos. Foi ilustrado e batizado pelo seu marido, Jean Brunhoff. Anos depois Babar passou a ser conhecido em todo o mundo, em livros e desenho animado.