24 de julho, Dia do Autocuidado: famosas dão dicas para manter saúde e beleza em dia

Especialistas alertam que o autocuidado também envolve dar mais atenção à saúde mental

Reprodução/Instagram.
Marina Ruy Barbosa, Jade Picon, Grazi Massafera e Camila Queiroz. Foto: Reprodução/Instagram.

O incentivo ao autocuidado tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, inclusive através das famosas, que compartilham suas rotinas nas redes sociais, estimulando as seguidoras a olharem mais para si e se amarem mais. E o conceito tem se tornado mais abrangente, envolvendo atenção não somente à aparência, mas à saúde e à exploração da beleza natural em meio a correria do dia a dia.

E essa nova forma de se ver e de ver a vida ganhou um dia todo especial: o 24 de julho é dedicado ao Dia do Autocuidado.

E para celebrar a data, IstoÉ Gente ouviu especialistas sobre a importância de cuidados que vão além além de práticas pontuais, como momentos de lazer ou cuidados estéticos, e conversou com cinco divas da beleza, que mantêm a leveza e a saúde do corpo e da mente em dia, em meio à uma rotina agitada de compromissos, como é o caso da mulher brasileira.

Autocuidado, na verdade, se refere a um compromisso diário com a saúde física, mental, emocional e social. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80% dos casos de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e diabetes tipo 2 poderiam ser evitados por meio de mudanças sustentáveis no estilo de vida, evidenciando a importância de um autocuidado consciente e integral como ferramenta de prevenção e promoção da saúde.

Dicas de diva

Marina Ruy Barbosa

“Gosto de reservar um tempo pra mim, mesmo nos dias corridos. Às vezes, é só acender uma vela, passar um creme com calma, ou me desconectar do celular uma hora antes de dormir. Esses rituais me ajudam a manter o equilíbrio, recarregar as energias e cultivar uma relação mais gentil comigo mesma. Logo depois que acordo, aplico um creme nas mãos — como os da Ollie, que têm essa textura rica e sensorial — e massageio bem, sentindo a pele despertar junto comigo. Parece simples, mas é um momento meu, de cuidado silencioso, que tem tudo a ver com memória afetiva e pequenas pausas de autocuidado. Claro, que ao longo do dia reaplico, mas logo pela manhã é o meu momento.”

Jade Picon


“Eu aprendi que não adianta nada estar com a agenda cheia se eu não estiver bem comigo mesma. Então, mesmo nos dias mais corridos, sempre separo um tempinho pra mim. Eu busco cuidar sempre do meu corpo, da minha mente e alma, porque sinto que eles são os pilares para que eu consiga realizar tudo que eu gostaria e me proponho a fazer. Por mais simples que pareça, isso muda completamente o meu dia. Ser embaixadora de Eudora Siàge tem um papel super importante na minha vida. Quando me olho no espelho e vejo meu cabelo bonito e bem tratado, me sinto mais confiante e preparada para enfrentar qualquer desafio. E nos dias difíceis, me lembro: está tudo bem não estar tudo bem o tempo todo, e tudo bem cuidar de você no seu ritmo.”

Grazi Massafera


“Gosto muito de ter meus momentos de autocuidado, e o cabelo sempre teve um lugar especial nessa rotina. Reservo um tempinho pra cuidar dos fios, é um momento quase terapêutico, escolho minha linha de tratamento, faço uma massagem especial. Tenho testado bastante coisa ao longo dos anos, mas confesso que me encantei de verdade com Eudora Siàge. Prezo muito por uma rotina descomplicada e ao longo dos anos aprendi alguns truques que fazem total diferença como nunca dormir com o cabelo molhado porque enfraquece demais os fios. Também sou apaixonada por óleos capilares, aplico sempre nas pontas, pelo menos 2x por dia para manter o brilho e evitar o ressecamento.”

Camila Queiroz

“Beleza e bem-estar estão totalmente conectados, e eu gosto de cuidar do corpo e da mente de forma equilibrada, especialmente para poder viver saudável durante a intensidade da minha rotina. Meu trabalho é uma das minhas maiores alegrias e me engrandece como ser humano, mas quando tenho um tempinho de descanso, busco estar cercada das pessoas que amo e fazer coisas que me trazem felicidade, como viajar e praticar esporte. Sou embaixadora de Eudora, inclusive, e beleza pra mim é sobre autenticidade, e isso inclui abraçar minhas particularidades e usar os cuidados e a maquiagem como aliados pra me sentir mais confiante.”

Bianca Andrade

“Sempre reforço o quão importante é o tempo fora das telas, viver a vida real, e se conectar com quem a gente gosta mesmo. Na minha primeira hora do dia eu sempre tento dedicar à vida offline, com meditação, leitura e reflexão. Também acredito que a beleza é uma forma de autocuidado, a autoestima tem um poder enorme na nossa vida, então o momento da maquiagem pra mim é sagrado, mesmo que seja mais rapidinho na correria do dia, por isso sempre tenho meus sticks Boca Rosa na bolsa, que são muito práticos!”

Saúde física e mental

Segundo a psicóloga e professora do Centro Universitário Uniredentor, *Dra Renata Caveari, a cultura do desempenho muitas vezes nos afasta da consciência de que somos humanos e precisamos fazer pausas. Para ela, o autocuidado mental representa uma forma de reconexão pessoal, por meio do respeito aos próprios limites e da acolhida das emoções. 

A especialista ressalta que atitudes simples, como fazer pequenas pausas ao longo do dia, praticar a respiração consciente, reservar momentos para o lazer, ler bons livros e até mesmo aprender a dizer “não” quando necessário, são formas práticas de cuidar da saúde mental. Ela alerta que esse é um processo contínuo de conscientização das próprias necessidades, que leva à implementação de ações específicas para atendê-las. 

Entre os principais desafios, Dra Renata, destaca a valorização excessiva da produtividade constante que acaba aprisionando as pessoas em um ciclo de culpa.

“A cultura do desempenho nos captura o tempo todo com metas urgentes e estímulos em excesso. Isso faz com que muitas pessoas se sintam culpadas por parar e cuidar de si. O primeiro passo, portanto, é aceitar que precisamos nos colocar como prioridade. Só vivemos uma vez e é preciso valer a pena. Nossa saúde é única e deve ser inegociável”, enfatiza.

Do ponto de vista físico, o cuidado com o corpo também precisa ser priorizado. Nesse sentido, a professora da pós-graduação em dermatologia da Afya Educação Médica Goiânia, **Dra Bruna Paula Cunha, alerta que a pele também pode ser um reflexo direto do que acontece internamente.

“Quando estamos estressados, cansados ou nos alimentamos mal, isso aparece nela, sendo assim, seu cuidado não é apenas uma questão estética, mas sim uma prática de saúde” explica.

Dessa forma, alterações como ressecamento, manchas, acne, queda de cabelo ou sensibilidade podem indicar desde deficiências nutricionais até doenças autoimunes ou hormonais.

“Ao cuidar da pele, estamos prevenindo doenças como dermatites, infecções, acne severa e até câncer de pele e que hábitos como proteção solar, hidratação, alimentação equilibrada e sono de qualidade impactam diretamente a saúde cutânea e o bem-estar geral. Além disso, esses cuidados também se relacionam à autoestima e à saúde mental, que são fatores essenciais para uma vida equilibrada”, esclarece Dra Bruna. 

Cuidar do corpo e da mente é uma prática essencial que melhora o bem-estar, as relações e a qualidade de vida. Pensando nisso, as especialistas compartilharam algumas dicas importantes:

– Estabeleça uma rotina de descanso e lazer: Seu corpo e sua mente precisam de pausas. Criar momentos de lazer entre as obrigações diárias reduz a ansiedade, melhora o humor e aumenta a produtividade. Dormir bem também é essencial para a regeneração celular e o equilíbrio emocional;

– Desenvolva uma rede de apoio: Ter com quem contar faz diferença. Conversar com amigos, familiares ou grupos de apoio ajuda a aliviar tensões, fortalece vínculos afetivos e diminui o sentimento de solidão;

– Busque momentos de silêncio ou meditação: Parar por alguns minutos pode renovar seu dia. A prática regular de silêncio consciente ou meditação reduz o estresse, melhora o foco e ajuda a lidar melhor com emoções difíceis.

– Invista em atividades que te dão prazer: O que te faz sorrir também te fortalece. Pintar, cozinhar, dançar, caminhar ou ouvir música são formas de se reconectar com a alegria e estimular a criatividade e o equilíbrio emocional;

– Faça acompanhamento dermatológico regular: sua pele também reflete sua saúde interna. Consultas periódicas com um dermatologista ajudam a prevenir problemas como acne, manchas, alergias e até câncer de pele. 

Beba bastante água: A hidratação influencia todo o funcionamento do organismo. Além de melhorar a saúde da pele e dos cabelos, manter-se hidratado auxilia na digestão, circulação e no bem-estar.

 

Referências Bibliográficas

*Renata Domingues G. Caveari de Sousa CRP 05/32318 é coordenadora do curso de psicologia no Centro Universitário UniRedentor/Afya, em Itaperuna/RJ.

**Dra. Bruna Paula Cunha CRM/GO 22.390 é professora de pós-graduação em dermatologia da Afya Educação Médica, na unidade Goiânia/GO.