A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos resultou em um agosto recorde de vendas, mas continuou derrubando o mercado de usados. A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) diz que o preço desses modelos tem como referência o valor do veículo novo e, com o IPI menor para os 0 km, houve uma desvalorização de 10% a 15% no mercado de usados. Porém, para as concessionárias que vendem modelos seminovos de luxo e alto luxo, o momento é de crescimento.

Modelos da "alta roda" enfrentam desvalorização entre 25% e 30% só no primeiro ano. Daí a vantagem de comprar um carro com poucos anos de uso, em vez de um zero km. Uma Ferrari California, ano 2010, sai por R$ 1,1 milhão em uma concessionária de São Paulo, enquanto uma 0 km tem preço de tabela de R$ 1,45 milhão. Já uma Mercedes-Benz CLS63 AMG 2012 é vendida por R$ 504 mil, enquanto o modelo 0 km sai por US$ 309.900 (R$ 627 mil).