Mistério revelado

Christian Tietze/EFE

É a maior descoberta em 120 anos. Arqueólogos alemães e egípcios acharam nas ruínas de Bubaste, cidade consagrada aos gatos no Egito, uma pedra de granito com inscrições em três línguas. Com quase um metro de altura e 2.200 anos, a pedra contém um decreto do faraó Ptolomeu III. São 67 linhas em grego antigo (parte inferior na foto), 24 linhas em demótico, idioma egípcio de uso antigo (parte superior), e alguns hieróglifos. É um achado comparável à pedra de Rosetta, recolhida pelas tropas de Napoleão em 1799 e hoje exposta no Museu Britânico. Foi a partir da comparação dos textos em grego antigo e demótico que o francês Champollion decifrou os hieróglifos, a famosa escrita egípcia.

Puro grude

Divulgação

Está na pata cabeluda das aranhas o segredo para melhorar a aderência dos lembretes de papel do tipo Post-it. Um estudo de suíços e alemães publicado pelo Instituto de Física dos EUA é o primeiro a medir a força adesiva das aranhas. Usou-se um microscópio atômico para analisar os tufos de pêlos ao redor das patas (foto), que sustentam objetos de tamanho 170 vezes maior que o do bicho. A descoberta pode ajudar a produzir trajes para os astronautas subirem pelas paredes.

Avião-pássaro

ISS/NASA

Para aumentar a eficiência dos aviões e reduzir o consumo de combustível, uma equipe de engenheiros patrocinada pela agência espacial Nasa e o departamento de defesa dos EUA criou asas que mudam ao sabor do vento. George Lesieutre, o criador do protótipo, diz que a estrutura altera sua inclinação conforme a velocidade desejada. Presas pela fuselagem como se fossem tendões, as asas se ajustam para vôos rápidos ou lentos. O que pode ser valioso nas naves militares sem piloto.

Caviar em extinção

O esturjão beluga, peixe que origina o famoso caviar beluga, foi declarado uma espécie ameaçada de extinção pelo governo dos EUA. A causa é a extração para o mercado negro. Só o comércio legal dessas ovas rende US$ 10 milhões por ano. Um quilo de beluga custa cerca de R$ 9,3 mil.

Feng shui

Quem é chegado em arrumação vai gostar do DVD ecológico das japonesas
Sony e Toppan Printing. Feito de papel, ele armazena 25 gigabytes, o suficiente
para um filme de duas horas com alta definição. O disco óptico está na fase de protótipo e é totalmente descartável. Em vez de deletar os arquivos, basta uma tesoura para picotá-los.

Ódio e preconceito

Famoso movimento semita, o Centro Simon Wiesenthal revelou que grupos terroristas e racistas recrutam novos membros pela internet. Há nove anos, o centro monitora 4 mil sites e, num relatório sobre 200 deles, retrata algumas barbáries. Entre elas o jogo para internautas atirarem em imigrantes ilegais, judeus e negros. Outra novidade é a seção de candidatos a homem-bomba.