Hepatite C pode causar impotência

Cientistas italianos afirmam que a hepatite C pode estar relacionada à disfunção erétil. Pesquisadores da Universidade de Pisa compararam 207 homens contaminados com o vírus com 207 voluntários saudáveis. Do primeiro grupo, 39% dos participantes se queixaram de impotência. No segundo, o índice foi de 14%. Ainda não se sabe se o responsável pelo problema é o vírus ou o comprometimento do fígado, órgão atingido pela doença.

Cama dos sonhos

A marca Organza, de São Paulo, colocou no mercado dois produtos que perfumam e higienizam a roupa de cama. Segundo o fabricante, a Água de Passar contém substâncias que exterminam microorganismos que causam mau cheiro em roupas secas à sombra. Já o spray Refrescante de Lençóis tem ação bactericida, além de ser antifúngico. Ele pode ser usado logo após a arrumação da cama. Mais informações pelo telefone (11) 3063-1728.

Ajuda às crianças com deformidades faciais

Neste mês, há duas ações dedicadas a quem necessita de cirurgias reparadoras. Em Minas Gerais, um mutirão formado pela ONG Operation Smile, pelo Hospital Vera Cruz e pela Telemig Celular oferecerá operações para 150 crianças carentes. A triagem será entre os dias 22 e 24. Detalhes pelo número (31) 3280-4000. Em Campinas (SP), no domingo 25, acontece a Campanha de Solidariedade da Sobrapar, entidade que atende crianças do Brasil inteiro. Haverá carreata com modelos antigos, como o Pontiac GTO 1965 e o Plymouth Conversível 1968 (Barracuda), para arrecadar doações. Informações pelo telefone (19) 3289-4465.

 

O perigo da falta de potássio

 

Um trabalho publicado na semana passada na revista científica Neurology sugere que idosos com dieta pobre em potássio estão mais ameaçados de sofrer um derrame do que aqueles que comem regularmente alimentos ricos no nutriente. A pesquisa avaliou 5.600 pessoas. Parte delas ingeriu menos banana, suco de laranja e molho de tomate, entre outros itens. A razão dessa relação ainda precisa ser mais estudada. Mas o levantamento aponta que, no mínimo, é preciso valorizar o consumo de potássio a partir dos 65 anos.
 

BRANCOS

Por que algumas pessoas sofrem dos chamados brancos. Há tratamento?
Tarciso Silva – Manaus (AM)

Existem várias causas para o problema, que acomete pessoas de diferentes faixas de idade. Nos adultos e idosos, podem ocorrer falhas provocadas por fatores psicológicos, como depressão, stress e privação de sono até razões neurológicas (trauma craniano e tumores, por exemplo). O importante é procurar um especialista para fazer a investigação e realizar o tratamento adequado. Os recursos utilizados podem ser medicamentos (como os antidepressivos) ou exercícios específicos.
Ivan Hideyo Okamoto, médico
da clínica de memória do Hospital Albert Einstein (SP)

Ouvido

Entrei na PM em 1977. Na época, nas aulas de tiro não se usava protetor auricular. Em 1978, notei um zumbido no lado esquerdo. Fui tratado. Só que desde então tenho um zumbido contínuo nos dois ouvidos.
D. C., por e-mail

É provável que o leitor tenha uma lesão nas células nervosas do aparelho auditivo. Nesse caso, o resultado é a perda da audição ou ocorrência de zumbido ou ambos. Em geral, a lesão é irreversível. Contudo, podemos usar drogas que reduzem a produção do zumbido. Os remédios podem também favorecer a capacidade de tolerá-lo. Para situações extremamente incômodas há aparelhos semelhantes aos utilizados para a surdez. Eles geram um som facilmente tolerado pelos pacientes, bloqueando o zumbido.
Paulo Pontes, otorrinolaringologista de São Paulo