Se você quer mudar sua vida ou o mundo, tenha certeza de uma coisa: não faltarão críticos às suas mudanças.

As pessoas, de uma forma geral, têm a cabeça enfiada no umbigo e acham que o mundo tem que ser de acordo com as regras delas. Opinam e criticam a vida alheia e suas mudanças, sem ao menos ter experiência prática ou um bom fundamento. Até porque o papel do crítico é o mais fácil.

Escrevi há algum tempo um post com dicas de como lidar com críticas, mas essas dicas nem sempre funcionam para tirar o chato do seu pé (ou pescoço). Quem um dia já não gastou muita saliva para defender sua mudança e no final das contas não conseguiu chegar a lugar algum?

Sei bem o que é isso. Como dizia Gandhi: “Primeiro eles te ignoram, depois ridicularizam. Em seguida querem lutar com você. Aí então você vence”.

Enquanto você não chega na parte “então você vence” na sua mudança, quero compartilhar três palavras que me ajudaram muito nos últimos anos: “Ok, você venceu!”.

Embora sejam pequenas, são muito poderosas e não tão fáceis de dizer.

Em parte porque nosso ego é tão apegado aos nossos ideais que temos uma dificuldade enorme de entender que os outros têm direito de discordar. O que lhe dá direito de concordar em discordar. 

Outro ponto importante é que a maioria das pessoas quer apenas “vencer” a discussão. Não tem nenhum propósito maior que esse, e muitas vezes nem vão estar ao seu lado se você decidir seguir o caminho que indicam. E se é apenas um “jogo amistoso”, porque não liberar a energia, ser bondoso e “deixar” que a outra pessoa “vença”?

Se você nunca tentou, experimente! Vai ver que a sensação de não “ter” que estar certo lhe libera para seguir o seu caminho.

Porque a gente só leva desta vida a vida que a gente leva.