O pontapé inicial da 21ª edição da São
Paulo Fashion Week, que será realizada
de 12 a 18 de julho no prédio da Bienal,
no Parque do Ibirapuera, em São Paulo,
não poderia estar mais carregado de sensualidade e ousadia. A abertura da
maior festa da moda brasileira será
marcada pelo lançamento de um calendário recheado com fotos das 25 modelos mais famosas do País em poses de tirar o fôlego. Isabeli Fontana, Letícia Birkheuer, Jeísa Chiminazzo, Marcelle Bittar, Gisele Bündchen, Shirley Mallmann, Luciana Curtis, Ana Beatriz Barros, Camila Finn e Raica Oliveira são algumas das tops que se despiram para as lentes do fotógrafo Bob Wolfenson. Dois outros nomes de peso participaram do projeto que reúne sensuais retratos em preto-e-branco feitos há um ano, nos intervalos dos desfiles da penúltima edição da semana de moda. O maquiador Duda Molinos foi o responsável pela beleza das modelos e o designer Giovanni Bianco, que trabalhou na última turnê da cantora Madonna, assinou a direção de arte.

A “folhinha de luxo” de 2007, idealizada por Paulo Borges, diretor da semana de moda, promete ser tão cobiçada quanto o lendário Calendário Pirelli, que existe há 42 anos. Gisele Bündchen e Adriana Lima já estamparam as páginas do Pirelli. Isabeli Fontana surgiu sem roupa num calendário só dela. Mas é a primeira vez que todas as top models brasileiras disputadas pelas maiores grifes do planeta aparecem reunidas – e seminuas – num mesmo projeto. “Nenhum outro país do mundo tem atualmente um time tão forte de modelos na cena internacional da moda. É uma seleção de ouro”, justifica Paulo Borges.

Ao contrário da versão produzida pela fabricante italiana de pneus, que tem distribuição direcionada e gratuita, o novo calendário, ainda sem preço definido, será vendido nas livrarias brasileiras e estrangeiras após a festa de lançamento da SPFW. Parte do faturamento será doado a entidades de assistência indicadas pelas 25 modelos, que não cobraram cachê pelas fotos.

Não será a única homenagem a essas garotas que iniciaram a carreira e chegaram ao estrelato nos dez anos de SP Fashion Week. Para o segundo semestre, Paulo Borges promete um documentário sobre as tops, a ser dirigido por Richard Luiz, com depoimentos de estilistas, editores e grandes nomes do cenário da moda de Paris, Milão, Londres e Nova York. O filme será exibido no canal pago GNT e depois lançado em DVD. A próxima edição da semana de moda de São Paulo terá como tema a África e reunirá 50 desfiles em sete dias. Duas grifes deixaram a SPFW: a Rosa Chá, que decidiu desfilar apenas em Nova York, e a Sommer, que trocou São Paulo pelo Fashion Rio. Em compensação, entram no time a marca carioca O Estúdio e dois estilistas portugueses: Miguel Vieira e Anabela Baldaque. Se depender do início, o sucesso está garantido.