É melhor treinar à noite

Pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine revela que os atletas que treinam forte nas primeiras horas da manhã estão mais sujeitos a infecções. Isso porque nesse período o sistema de defesa do corpo, sob o impacto do fitness, reduz suas defesas contra invasores. Os autores do trabalho reconhecem que a atividade matutina produz bem-estar durante o dia, mas afirmam que é melhor malhar no início da noite.

Consumo exclusivo

Os bebês agora têm um chá só para eles. A Dr. Oetker lançou o Doce Bebê, que contém camomila, erva-doce e erva-cidreira no mesmo saquinho. A mistura desses ingredientes tem efeito relaxante e calmante. A novidade custa em média R$ 2,50.
 

Mais uma opção contra a hepatite

O Ministério da Saúde acaba de incluir o interferon peguilado na lista dos remédios distribuídos gratuitamente na rede pública. A droga é uma alternativa de última geração para combater a hepatite C, doença que pode causar cirrose e câncer de fígado.

 

Otimismo ajuda a viver mais

Cientistas da Universidade de Yale (EUA) garantem: os idosos que têm pensamentos positivos quanto ao envelhecimento vivem 7,6 anos a mais que os pessimistas. Esse é o resultado de um estudo que começou há mais de duas décadas e envolveu 660 voluntários. Segundo os pesquisadores, o otimismo é até mais benéfico do que o controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol. Manter os índices em ordem aumenta a vida em mais quatro anos.
 

Mau hálito

Meu namorado tem 18 anos, não bebe, não fuma, tem boa alimentação e dentes perfeitos. Mesmo assim tem mau hálito. Qual a causa? E o tratamento?
A.C., por e-mail

Existem algumas possibilidades. Apesar da boa alimentação, por exemplo, talvez o seu namorado passe muito tempo sem se alimentar entre uma refeição e outra, o que pode desencadear o problema. Além disso, é necessário verificar se ele faz a higiene bucal de forma correta. Deixar resíduos entre os dentes também leva ao mau hálito. Outra hipótese é a presença de sangramentos localizados ou generalizados nas gengivas, em geral motivados por stress ou distúrbios hormonais. Sugira a ele uma consulta ao dentista ou a um médico gastroenterologista para receber o tratamento correto.
Maria José Moço, cirurgiã dentista de São Paulo

Vitiligo

O tratamento de vitiligo com luz ultravioleta para estimular a pigmentação pode facilitar o aparecimento de câncer de pele?
Kim Costa, por e-mail

A luz ultravioleta adotada no tratamento do vitiligo (distúrbio de pigmentação da pele) é associada com medicação via oral, o que proporciona uma melhor resposta. Mas só pode ser feita com supervisão médica. Ela não é recomendada para crianças ou adultos com peles muito claras. A utilização por períodos muito prolongados pode favorecer o aparecimento de catarata, envelhecimento precoce da pele e até carcinomas (tumor maligno na pele). O especialista avalia caso a caso e orienta o uso da luz na medida exata.
Malba Bertino,
dermatologista de São Paulo