A jornalista Glória Maria, apresentadora do Fantástico, sofreu uma tentativa de assalto na segunda-feira 17, no Rio de Janeiro. A novidade nesse assalto é que Glória foi abordada por um menino que ameaçou jogar uma ratazana em cima dela, caso não lhe entregasse a bolsa. A apresentadora saiu correndo e foi auxiliada por um rapaz que pôs o menino e a ratazana para correr.

A expulsão do padre

O papa João Paulo II expulsou da Igreja Católica o padre Rooswelt Sá de Medeiros, pároco de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Ele foi acusado de “má conduta”. Rooswelt é réu num processo por envolvimento com o narcotráfico. Em julho do ano passado, em sua casa, a polícia prendeu Gilson Pereira Padilha com 70 gramas de cocaína e maconha. Segundo os policiais, ele estava nu e escondido sob a cama do padre.

De Cuba para os EUA

Um avião cubano DC-3 com 35 passageiros foi sequestrado na quarta-feira 19 e obrigado a pousar na Flórida. A aeronave, que fazia um vôo doméstico entre a Ilha da Juventude e Havana, foi escoltada por caças militares dos EUA quando foi avistada sobrevoando o espaço aéreo americano. Seis sequestradores armados com facas foram presos no Aeroporto Internacional de Key West.

Luma vai trocar de escola

Luma de Oliveira terá de levar a sua beleza e o seu brilho para outra escola de samba do Rio de Janeiro. O presidente da Viradouro, José Carlos Monassa, anunciou que a modelo não será mais a sua rainha da bateria. Segundo ele, Luma faltava aos ensaios e não sabia sambar – imagine se ela soubesse! A Mocidade e a Caprichosos já estão disputando o seu passe.

Internado

no Hospital Sírio Libanês para extrair a vesícula, teve
infecção abdominal o ex-ministro do Desenvolvimento Sérgio
Amaral. Em São Paulo, na segunda-feira 17.

Eleito

para a Academia Brasileira de Letras o crítico literário paulista Alfredo Bosi. Ele ocupará a cadeira 12, que pertenceu a dom Lucas Moreira Neves. No Rio de Janeiro, na quinta-feira 20.

Autorizada

pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região a devolução
do R$ 1,34 milhão e dos documentos apreendidos pela Polícia
Federal em 1o de março de 2002 na sede da empresa Lunus,
pertencente à senadora Roseana Sarney e ao seu marido, Jorge
Murad. Em Brasília, na quarta-feira 19.

Adquirida

pela Procter&Gamble a empresa alemã Wella. O negócio, avaliado
em US$ 5,7 bilhões, deve fortalecer a concorrência no mercado
de cosméticos liderado pela L’Oreal. Nos EUA, na terça-feira 18.

Juiz processado

O Superior Tribunal de Justiça afastou do cargo na quarta-feira 19 o desembargador pernambucano Etéreo Ramos Galvão. O juiz está sendo processado por nove crimes, entre eles sequestro, ameaça de morte, cárcere privado, subtração de menor e falsidade ideológica. Em janeiro de 2001 ISTOÉ denunciou o desembargador por improbidade administrativa e outros desmandos na administração do TJ pernambucano. O ex-desembargador, que em razão da denúncia está processando ISTOÉ, agora responderá na Justiça comum como um acusado de alta patente.

Filme adiado

A estréia do filme Dois perdidos numa noite suja, que estava programada para a sexta-feira 28, foi adiada pelas distribuidoras.

A caixa-preta da Columbia

A Nasa encontrou na quinta-feira 20 a caixa-preta da nave espacial Columbia. Ela explodiu em fevereiro, em pleno ar, quando finalizara a sua missão no espaço e estava prestes a aterrissar. A caixa-preta, que pode explicar as causas da tragédia que matou sete astronautas, foi localizada na cidade texana de Hemphill.