Vírus na aldeia

A hepatite do tipo B é um dos males que ameaçam as tribos do Alto Xingu, na porção sul do parque. Um estudo recentemente apresentado na Universidade Federal de São Paulo constatou que 7% da população dessa região, a mais populosa, já teve contato com o vírus causador da doença. A taxa é menor do que a verificada no Baixo Xingu (no norte): 47%, segundo trabalho feito na década de 90. Mas é bem superior à média dos grandes centros urbanos (1%).

Asma e piscina coberta

Pesquisadores ingleses alertam que nadar em piscinas cobertas pode aumentar o risco de desenvolvimento de asma. Nesses casos, a doença seria causada pela cloramina, produto químico que surge da reação do cloro da piscina a proteínas eliminadas na água pelo suor e pela urina dos banhistas. Se houver grande concentração da cloramina no ar, há chances de a pessoa sofrer com alguns sintomas da asma.

O risco do novo

Estudo americano revela que 20% dos remédios recentemente liberados nos EUA tiveram algum efeito colateral sério após a aprovação pelo governo. Os pesquisadores avaliaram 548 drogas liberadas entre 1975 e 1999 e descobriram problemas que variam de erupções a falência renal. Eles sugerem que, se houver condições, drogas mais antigas sejam adotadas como alternativa às novidades e pedem o monitoramento dos produtos, mesmo depois de sua liberação.


Antes dos 30

Cientistas americanos e italianos descobriram que a fertilidade feminina declina por volta dos 27 anos, e não no meio da casa dos 30, como se pensava. Os especialistas dizem que, dessa faixa etária em diante, a probabilidade de a mulher engravidar diminui a cada ciclo menstrual. A conclusão da pesquisa pode estimular jovens casais a buscar logo um tratamento se o bebê demorar a vir.

 

Isoflavona

Tenho 50 anos e faço reposição hormonal com extrato seco de isoflavona a 44%. Minha pele é extremamente oleosa e com pouca acne. Posso usar um creme com essa substância? Que fórmula devo mandar manipular?
Silvia Ramos, por e-mail

Não há problema em usar cremes à base de isoflavona só porque você já faz reposição hormonal com a mesma substância, extraída da soja. Porém, o ideal para o seu tipo de pele seria manipular um gel à base desse ingrediente. Geralmente, os itens usados na formulação dos cremes aumentam a oleosidade. Os produtos com isoflavona deixam a pele homogênea. Ou seja, evitam problemas como manchas e vermelhidão no rosto.
Valcinir Bedin, dermatologista de São Paulo

HIV

Tenho HPV. O urologista fez eletrocauterização para retirar as verrugas. Como evitar que o vírus volte a se manifestar?
L.S.C., Salvador (BA)

O HPV (human papillomavirus) é um vírus sexualmente transmissível (DST) muito comum na população. A medida de prevenção mais eficiente é o uso de preservativo, o que evita outras DSTs, como a Aids. O tratamento deve incluir sua parceira, já que há associação de alguns subtipos de HPV com câncer de colo uterino. Além disso, pode ocorrer retransmissão do vírus, caso ela não seja tratada. Há estudos iniciais de uma vacina, mas levará anos para que ela seja adotada na rede pública. Se reaparecerem as lesões, procure o urologista. A eletrocauterização não é o único tratamento. Existem pomadas fáceis de aplicar.
Marcelo Thiel, urologista da Universidade de Campinas