As mulheres que ficam com os nervos à flor da pele antes da menstruação contam com uma nova arma para acalmar os ânimos. Trata-se de um kit composto por refeições (café, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) que promete aliviar os sintomas físicos e emocionais da Síndrome de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Entre eles, estão a dor de cabeça e na mama, mau humor e irritabilidade. O kit foi lançado e está sendo comercializado pelo Empório Santa Maria, sofisticada rede de venda de alimentos, e também pode ser encontrado na loja Daslu, ambos em São Paulo.

A dieta foi elaborada pelos endocrinologistas Alessandra Rascovski e Filippo Pedrinola, de São Paulo. “Criamos o kit com alimentos que estimulam o aumento dos níveis da serotonina”, conta Alessandra. A substância a que se refere a médica está envolvida no processamento das emoções, no cérebro. E sabe-se também que o desequilíbrio na quantidade desse composto está relacionado aos sintomas da TPM. De acordo com a endocrinologista, as taxas podem voltar aos patamares normais a partir principalmente do consumo de alimentos ricos em carboidratos, como massas. Por isso, 65% do kit é à base desse tipo de alimento. Mas o endocrinologista Mauro Abi Haidar, da Universidade Federal de São Paulo, faz uma ressalva. “Não há estudos que comprovem a elevação das taxas de serotonina por meio da alimentação. Por enquanto são só hipóteses”, diz.

O kit, entretanto, possui outros ingredientes para combater os sintomas da TPM leve e moderada. Há, por exemplo, alimentos feitos com soja. Eles são ricos em fitoestrógenos, substâncias que aliviam as dores na mama. Outra opção são guloseimas que possuem muita vitamina B6, como nozes, indicadas para driblar o mau humor e a agressividade. A dieta foi desenvolvida para ser consumida três dias antes do ciclo menstrual. “É nessa fase que os sintomas estão mais acentuados”, informa Pedrinola. O cardápio tem 1,3 mil calorias por dia. Por isso, ele também serve para as mulheres que desejam emagrecer e têm dificuldade de controlar a gula durante a TPM por causa do aumento da fome nesse período. Mas, para aquelas que querem apenas se livrar dos incômodos, há um folheto com sugestões de alimentos para acrescentar às refeições. O kit completo (para três dias) custa R$ 198. Para um dia, sai por R$ 66. Pessoas de outros Estados podem obter mais informações pelo telefone (11) 3706-5211, ramais 5214 e 5233.