O país do futebol vai ser invadido pela moda dos ídolos do basquete. Este mês, a NBA, a liga profissional dos Estados Unidos, lança no Brasil roupas inspiradas em mitos das quadras, como Michael Jordan, Shaquille O’Neal e Kobe Bryant. Não se trata de simples uniformes com nomes e números dos atletas. Serão roupas e acessórios para o dia-a-dia, como agasalhos, jaquetas e mochilas. O apelo fashion fica por conta das cores e dos tecidos tecnológicos, além, é claro, do holograma da liga.

Conhecida por organizar o campeonato de basquete mais estrelado do mundo, a NBA é também uma marca campeã de vendas. Com lojas em estádios e pontos badalados como a 5ª Avenida, em Nova York, no ano passado faturou US$ 2 bilhões mundo afora. Sua chegada ao Brasil no momento em que o paulista Nenê Hilário brilha na equipe do Denver Nuggets também promete. De acordo com Marcos Caruso, representante da NBA no País, a expectativa é de que o público brasileiro abocanhe 20% das vendas de toda a América Latina.

Para apresentar-se ao público brasileiro, a NBA escolheu o ator carioca Jonathan Haagensen, o Cabeleira do filme Cidade de Deus, como seu garoto-propaganda. Com porte de atleta e cabelos black power, ele representa a agressividade própria da moda de rua. A coleção de inverno é feita em materiais como lã acrílica, PVC, microfibra impermeável e telas que facilitam a absorção de umidade e a passagem de calor. A idéia é mostrar como a tecnologia dos materiais esportivos pode tornar as roupas mais confortáveis.

Camisetas com os números de grandes astros, como Allen Iverson e Scott Pippen, devem virar febre – a 31, de Nenê Hilário, estará disponível a partir do próximo verão. Jaquetas com aplicações exageradamente grandes, como as utilizadas pelos amantes de rap e hip-hop, virão com inscrições do tipo: I love this game e NBA Authentics. Os preços devem variar de R$ 50, para uma camiseta básica com logotipo de um time,
a R$ 250 para as jaquetas mais elaboradas, cheias de bordados, zíperes
e aplicações. As roupas serão vendidas em lojas de artigos esportivos espalhadas pelo Brasil.

Embora as peças tenham sido desenvolvidas para o público masculino,
as garotas devem aprovar. Além das camisetas com a imagem dos
ídolos, elas poderão desfilar as mochilas e sacolas de viagem (R$ 90)
e a ball bag, uma bolsa em forma de bola de basquete (R$ 60). Mesmo quem não sabe o que é um garrafão e nunca arriscou um rebote vai querer sair por aí fazendo finta.