Eles não desfilam e não assinam as novas coleções. Mas, hoje, quem abrir mão de seu serviço corre o sério risco de pagar mico no badalado e concorrido mercado da moda. Programadores visuais, stylists e até DJs compõem o novo grupo de profissionais a serviço do mundinho fashion. Para quem não é do meio, pode não notar a sua importância. No entanto, eles estão presentes nas músicas que tocam nas lojas e até no penteado da modelo que desliza na passarela ou brilha nas revistas. A intenção é mesmo que o trabalho passe despercebido, embora seja essencial para um bom resultado.

Com a profissionalização, essas funções estão virando disciplina nas faculdades de moda e cursos livres. O Senac, por exemplo, oferece o curso de comprador de moda. Desde que foi lançado, há quatro anos, 120 profissionais já foram colocados no mercado. Segundo Eduardo Costa, um dos coordenadores do curso, o comprador de moda deve saber as tendências de cores, tecidos e cortes que vão fazer com que as peças sumam rapidamente das araras das lojas. “Trata-se de um trabalho de controle dos estoques, de pontualidade no fornecimento dos produtos, de variedade de peças, além de conhecimento de mercado. Para as empresas, a função do comprador de moda está ligada diretamente a um faturamento positivo”, afirma Costa.

O conceito de uma coleção nasce nos ateliês dos estilistas, mas é do stylist a função de produzir e traduzir para o grande público o pensamento e a atitude propostos pelas roupas. É ele quem dá o tom aos desfiles e editoriais de moda e garante uma personalidade às marcas. Para Sandro Barros, stylist exclusivo da badalada Daslu, de São Paulo, a profissionalização da moda brasileira trouxe a necessidade de novos profissionais. “O stylist é quem cuida e cria a imagem da moda. É ele quem edita a roupa, escolhe os acessórios, o tipo de cabelo e maquiagem, o sapato, o casting de modelos e a maneira como tudo isso vai funcionar”, explica Barros.

Assim como o stylist coordena a imagem, o programador visual comanda a exposição dos produtos nas vitrines e prateleiras das lojas. O responsável pela visualização do produto monta um ambiente atraente para que o consumidor identifique com facilidade as produções propostas pela marca. O serviço conta com manutenção semanal, de acordo com o foco de venda do estabelecimento.

O programador visual Jack Mello acredita que é possível dar diferentes caras à mesma roupa. “Mesmo quando não há novidades, dou um jeito de mudar a loja. Crio atrativos diferentes para as mesmas peças, evidencio outras no manequim e quando possível visto as vendedoras com as roupas para o cliente ver melhor o caimento”, diz Mello. Ele tem um leque eclético de clientes, que vão dos lojistas da rua 25 de Março, na região central de São Paulo, à badalada NK Store, nos Jardins.

Além da produção visual, a moda exige uma boa trilha sonora para compor seu figurino. Essa é a hora do “DJ para passarela”, responsável pelo som que irá embalar os desfiles. O DJ Giancarlo Lorenci foi um dos queridinhos na última edição da São Paulo Fashion Week, em janeiro. Foram dele as trilhas que ritmaram o vaivém das modelos dos desfiles das grifes Carlota Joakina, Glória Coelho, Reinaldo Lourenço e Eduardo Suppes. “É preciso ter sensibilidade para captar que tipo de atitude uma roupa passa. Todas as músicas que seleciono passam pelo crivo do estilista. Afinal, o show é dele”, explica Lorenci.

Com todo esse mercado de novos profissionais, já existe quem queira saber quais são os nomes que estão despontando no mundinho – que nem é tão pequeno assim – fashion. Paralelo à Semana de Moda Casa dos Criadores, que aconteceu em janeiro deste ano, foi lançado o concurso Novos Talentos da Moda, que vai premiar, entre outras categorias, o melhor stylist, DJ de desfiles, videomaker e maquiador. “O objetivo é estimular e abrir portas para profissionais que estão começando. O mercado está de olho em novas idéias”, afirma André Hidalgo, o idealizador do concurso. O resultado será divulgado no final de abril. É, foram-se os tempos em que a moda era feita apenas de moldes, tesouras, agulhas e dedais.