escandalonawikipedia2_74.jpg

QUEM MEXEU EM QUÊ Programa novo identificou companhias que fizeram piadas sobre concorrentes

 

Quem tem Orkut se lembra do espanto que foi descobrir, de uma hora para outra, que o site dispunha de uma ferramenta capaz de identificar as mais recentes visitas à página do usuário. Os xeretas de plantão se assustaram com a possibilidade de serem desmascarados. Com o Wikipedia, a famosa enciclopédia virtual, aconteceu algo parecido. Um estudante do prestigiado MIT criou o WikiScanner, programa que aponta de onde partiram alterações feitas nos verbetes. Muitas não são propriamente positivas. A diferença é que, no caso, as incursões em verbetes alheios podem render ações judiciais.

O Wikipedia é um site colaborativo e isso afeta sua credibilidade. Todo mundo pode mexer nele. O WikiScanner é um meio de conferir mais credibilidade aos dados. Só que as revelações de quem mexeu em que causaram embaraço a companhias e instituições como a CIA. A revista Wired, especializada em tecnologia, expôs piadinhas feitas por empresas a respeito da concorrência. Partiu da Toyota a mensagem “obsolescência planejada” no verbete da General Motors. Um funcionário da Ford atribuiu como sinônimo de Honda Fit a expressão Honda Loser, uma brincadeira com a palavra “perdedor”. E foram encontradas peças de pura propaganda ou edição de trechos negativos, como fez a Pepsi, que eliminou texto sobre efeitos na saúde com o consumo de refrigerante a longo prazo.

Para o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito eletrônico, não irá demorar para que empresas brasileiras investiguem se alguém mexeu em suas informações no Wikipedia. “Não se pode impedir a reclamação de alguém que foi mal atendido. O que não pode acontecer é a difamação”, diz. A companhia que quiser abrir um processo deve procurar um tabelião para comprovar a injúria. Por outro lado, os departamentos de segurança de informações das empresas – áreas que crescem no mundo corporativo – podem orientar os funcionários a nunca mexerem nos dados dos outros. Mesmo que se sintam tentados a fazer uma ironia aparentemente inocente.

 

escandalonawikipedia1_74.jpg