Freio na Coisa

Desde a semana passada, Segway, o patinete mais badalado da história, já pode ser visto nas ruas de Atlanta, nos EUA (foto). Durante dois meses, a polícia, a empresa de energia e a de transportes testam dez unidades da Coisa, lançada em dezembro, após um ano de mistério. Movido por duas baterias e controlado por sensores e giroscópios computadorizados, o patinete deve custar US$ 3.000. Para evitar atropelos, definiu-se que a velocidade máxima permitida será de 11 km/h na calçada e de 24 km/h no asfalto.

Menos pedágio

A internet gratuita está de volta. Além do Ig, do iBest, e do BR Turbo, o portal Yahoo! também oferece navegação de graça. Na maioria dos casos, a isenção é fruto da parceria com empresas de telefonia. Para baratear os serviços pagos, a Anatel propõe dois modelos de assinatura que substituem a cobrança de pulsos na conta telefônica mensal por um código eletrônico de acesso ou uma taxa única, paga ao provedor. Nos dois casos, pode-se navegar por tempo ilimitado.

Xerox

O polêmico médico Severino Antinori voltou à tona. Numa entrevista à tevê italiana, ele disse que há três mulheres grávidas de clones. Duas delas seriam da ex-URSS e a outra, de um país árabe. Enquanto a cópia humana transita entre a realidade e a ficção, cientistas ingleses salvaram da extinção Princess, uma porca de linhagem rara que não conseguia engravidar. A partir das células de sua pele foram gerados dois saudáveis clones suínos.

Lista de espera

Aos 28 anos, o sul-africano Mark Shuttleworth (foto) não quer entrar para a história como um excêntrico que pagou US$ 20 milhões por dez dias e nove noites na Estação Espacial Internacional. O milionário, que fez fortuna na internet, embarcou num foguete russo com a missão de fazer experiências científicas a bordo, uma delas sobre o vírus da Aids. Só assim recebeu o OK da agência espacial americana Nasa para usar o computador da estação e enviar e-mails à Terra. Na lista de espera para ser o próximo turista espacial estão o ator Tom Cruise, os roqueiros Lance Bass, da banda ‘N Sync, e Steven Tyler, do Aerosmith.

Resistência

Um vírus misterioso com os mesmos sintomas da gripe colocou a Grécia em alerta. O saldo é de três mortes e trinta infectados. Nos EUA, o vírus do Oeste do Nilo, que degenera o sistema nervoso central, matou 18 pessoas e contaminou 130. Como seu transmissor são os pássaros migratórios, não se descarta o risco do bicho parar no Brasil. Por aqui, cientistas da Universidade Federal de São Paulo detectaram uma mutação na bactéria Pseudomonas aeruginosa. Segunda causa de infecção hospitalar no País, ela é resistente a todos os antibióticos e pode ensinar seu mecanismo de defesa a outros micróbios.

Chips do medo

O medo é genético. Depois de analisar mil ratazanas, cientistas espanhóis provaram que os genes do pavor estão no cromossomo 5. A descoberta pode levar à produção de drogas para pôr fim às fobias. A pesquisa não despreza que o medo está condicionado ao ambiente. O temor de perder o carro é um deles. Para driblá-lo, o Conselho Nacional de Trânsito deve aprovar, em 45 dias, resolução que obriga as montadoras a instalar chips no motor e no câmbio dos veículos. A polícia pode identificar o carro roubado a vinte metros de distância.