Stress feminino

Pesquisa da clínica Vita Check-up Center, do Rio de Janeiro, mostrou que a saúde das executivas vai mal. Ao avaliar 153 mulheres, os médicos verificaram que 53% manifestavam graus elevados de stress. O índice é maior do que o encontrado em 585 executivos também examinados: entre eles, 47% apresentavam níveis mais sérios do problema. Uma das causas da estafa feminina é que elas, além do trabalho, se encarregam da casa e da família.

 

Devagar se chega lá

Estudo da Universidade do Colorado (EUA) revelou que ingerir
100 calorias a menos do que se consome diariamente evita que
um indivíduo engorde 1,5 quilo por ano. Para isso, basta que todos
os dias a pessoa evite comer um biscoito de chocolate ou dar três mordidas em um hambúrguer – o equivalente às 100 calorias. Se
fizer isso, quem luta contra a balança pelo menos não vai
engordar 1,5 quilo ao final de 12 meses.

Alho contra o tumor

Um composto à base de alho e do metal paládio
criado na Universidade Estadual Paulista está
em testes contra o câncer de colo de útero (um estudo recente apontou que o alho contém substâncias que evitam a proliferação de células doentes). O trabalho feito em São Paulo mostrou que o composto impediu, em laboratório, o crescimento de células tumorais. Por isso, Pedro Corbi, autor da tese de doutorado sobre o tema, e seu orientador, Antônio Massabni, entraram com pedido de patente da substância. O professor, porém,
não sabe quando serão os testes em humanos.

Visão mais íntima

Já existe uma opção para examinar os olhos que dispensa a dilatação da pupila, procedimento extremamente desconfortável para muita gente. Conhecido pela sigla SLO (Scanner Laser Oftalmoscope), o exame projeta um feixe finíssimo de laser no olho, permitindo analisar cada uma das suas estruturas internas. Por enquanto, o método está disponível na Universidade Federal de São Paulo.

VISÂO

Tenho um parente idoso com pontes de safena que sente dores na panturrilha quando caminha. O sintoma pode evoluir?
Cristina Ferreira, por e-mail

Pode. Por isso é necessário fazer uma investigação mais apurada do problema. Essa dor durante a caminhada é chamada de claudicação intermitente. Em geral, surge pelo simples fato de andar ou durante a marcha após percorrer alguma distância. Sua causa mais comum é a obstrução parcial ou completa das artérias que irrigam as pernas, provocada por depósitos de gordura e cálcio nos vasos sanguíneos. Os principais fatores de risco para essa obstrução são hereditariedade, tabagismo, pressão alta e sedentarismo. Há outras causas menos frequentes para as dores, como certas alterações da coluna vertebral. Na maior parte dos casos, um exame clínico indica a origem da dor.
Ricardo Aun, cirurgião vascular de São Paulo

CRAVOS

Tenho cravos e espinhas no peito. Como acabar com isso?
L. A. – Belém (PA)

A região do peito tem grande secreção de sebo (gordura), que precisa ser eliminada de alguma forma. Porém, como também há muita transpiração nessa área, o que ocorre é que muitas vezes os poros ficam obstruídos, impedindo que o sebo seja expulso. Essa retenção forma o cravo, que pode virar uma espinha, se a obstrução continuar. Para evitar que o processo se repita, esfregue o local com bucha vegetal ou com sabonete esfoliante para ajudar a desobstruir os poros. Evite usar filtros solares e hidratantes gordurosos.
Luciana Conrado,
dermatologista de São Paulo