Mais do que palavras, o texto reproduzido à esquerda representa o fim de um pesadelo na vida de Elias Ferreira de Souza, 66 anos. Desde o dia 2 de abril, seu Elias finalmente voltou a fazer o que sabe e gosta na vida: cuidar do seu famoso bar. Quem vive ou está de passagem por São Paulo terá de novo o prazer de provar os famosos carpaccios e campanários, uma massa da casa com queijo e molho de tomate e manjericão. Isso sem esquecer o cabrito com batatas, outra especialidade deste misto de boteco e cantina italiana. “Estou de novo no meu templo. Aqui não disputo nada com ninguém”, afirma o simpático torcedor do Palmeiras, que de tão apaixonado por futebol fez de seu antigo bar uma espécie de embaixada do esporte na cidade.

A ironia é que o recado foi dado justamente ao técnico de seu time e ex-sócio Vanderlei Luxemburgo. O treinador é acusado pelos filhos de Elias, Simone e Sydney de Souza, de ter tirado da família o primeiro Elias, localizado a uma quadra do novo endereço. Os irmãos, donos de dois terços do negócio, a outra parte era de Luxemburgo, venderam sua participação na casa ao técnico.

O treinador assinou uma promissória de R$ 500 mil como garantia de pagamento. O problema é que o dinheiro nunca chegou à conta da família Souza. Meses depois, o treinador ocupou o imóvel e lá abriu o La Venu, restaurante de culinária franco-italiana administrado por uma de suas filhas. A briga está na 8ª Vara Cível de São Paulo. Para complicar, Simone afirma ter mantido um caso extraconjugal com o técnico.

Mas o que seu Elias quer mesmo é esquecer tudo isso e reconquistar o prestígio do “templo do futebol paulistano”. Como prova faz até um convite para o homem que tanto sofrimento lhe causou e agora é também seu concorrente. “O Vanderlei será bem-vindo aqui. Um dia ele me chamou de pai. Tenho que valorizar esse carinho que recebi”, afirma, sem mágoa e ressentimento.

Foram investidos cerca de R$ 200 mil na reforma da antiga casa, localizada na rua Diana (leia mapa), a 500 metros do restaurante de Luxemburgo. O novo boteco é um espaço arejado, moderno e agradável, com capacidade para 120 pessoas. A antiga freguesia, composta em sua maioria por artistas e jogadores de futebol, está retornando à casa. Passaram por lá o corintiano Vampeta e os atores Lima Duarte e Adriano Stuart, famoso pela participação no filme Boleiros. Stuart, aliás, acabou sendo um dos protagonistas do primeiro barraco do novo restaurante. Na inauguração por pouco não saiu no tapa com o polêmico jornalista e apresentador Roberto Avallone. O jornalista teria destratado Simone e Sydney, os filhos de Elias, na frente do pai. Inconformado com a atitude, Stuart tomou as dores dos irmãos e partido para cima de Avallone. A turma do deixa disso chegou e impediu que a briga acontecesse. Mas o que seria de um templo do futebol sem um pouco de polêmica e discussão?