Flat free é o nome de um produto que está chegando ao Brasil com a promessa de acabar com um dos nossos tormentos no dia-a-dia: o pneu furado. É uma dessas inovações tecnológicas que não exigem muita explicação e são bem-vindas. O produto simplesmente veda qualquer furo de até seis milímetros, o suficiente para cobrir o efeito de um prego de bom calibre. É uma complexa forma química desenvolvida nos Estados Unidos, um líquido que recobre o interior de qualquer pneu, novo ou recauchutado. Funciona assim: com o carro suspenso, todos os pneus são esvaziados para que se faça a aplicação do produto, o que leva de cinco a dez minutos. Com o carro em movimento, o líquido cobre toda a área interna no pneu. E não é solução passageira, para o motorista rodar apenas até o socorro mais próximo. Dura até o pneu acabar. “É um produto internacionalmente testado”, diz Emilio Julianelli, pioneiro na importação de carros no Brasil, ex-presidente da Associação das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).

O potencial de mercado é enorme: no País circulam de 18 milhões a 20 milhões de veículos. E o apelo da segurança, neste momento, é imbatível. A FlatFree Brasil, que tem Julianelli como um de seus diretores, está espalhando a rede de aplicação por todo o Brasil. O preço varia conforme o tamanho do carro: R$ 60, R$ 80 e R$ 100. Os borracheiros vão chiar.