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Se, para a maioria das mulheres, praia é sinônimo de pouca roupa e despojamento, para outras é mais uma oportunidade para desfilar modelos arrasadores. De olho nesse público, grifes brasileiras investem em maiôs e biquínis de modelagens maiores, acabamentos refinados e matéria-prima de primeira. Também apostam nos detalhes em metal, pedras e bordados coloridos, para dar mais charme à peça. Nessa onda, a inovação também conta para compor a produção. Exemplo disso é o maiô estampado com mangas esvoaçantes da última coleção de Lenny Niemeyer. A estilista foi, inclusive, a pioneira no Brasil a desenvolver o conceito “praia chique”.
Mais sofisticado, esse tipo de produção costuma ser usado no fim de tarde, quando o sol está mais ameno, durante uma caminhada pela praia ou um drinque na piscina. Também rouba a cena nos passeios em alto-mar, especialmente nos balneários europeus. Por isso o nome “moda barco”. A modelo Naomi Campbell e as atrizes Julia Roberts e Katie Holmes, por exemplo, são adeptas. “Desenvolvo as peças para mulheres com senso de estética e sem apego às tendências”, diz Vanda Jacintho, estilista e proprietária da Beach Couture, que exporta cerca de 70% de sua coleção para a Inglaterra, Grécia e Dubai. Mas isso não significa que as peças não sejam 100% à prova d’água. “Todos os modelos têm detalhe em metal, esmalte ou resina e um banho próprio para suportar mergulhos”, diz a estilista Amália Spinardi, da Jo de Mer.
O crescimento no número de grifes nacionais desenvolvendo esse conceito mostra que há público para a moda aqui no País. “Engana-se quem pensa que a brasileira só fica morena tomando sol na praia”, diz a consultora de moda Emanuela Carvalho. “Há muita mulher adepta do bronzeamento artificial que pode investir em modelagens maiores porque já está com a cor ideal e não ficará com a marca do biquíni na pele”, diz Emanuela. Quem quiser desfilar dentro do que é tendência, deve apostar nos tomara-que-caia, nos maiôs de um ombro só, nos biquínis de alças largas e nas estampas geométricas e tie-dye.