i72886.jpgEra uma briga entre um homem de 1,84m de altura e 79 quilos e uma mulher também alta e forte – Luana Piovani tem 1,78m. Numa impensada atitude, a franzina dona Esmeralda de Souza Honório, 62 anos e 42 quilos, tentou conter a fúria do ator Dado Dolabella, 28 anos, quando ele partiu decidido em direção à sua então noiva. Enfurecido, ele empurrou a senhora com tanta violência que ela sofreu luxações nos dois braços. Foi o desfecho de uma noite que começou com a comemoração, numa casa noturna carioca, da estréia da peça da atriz, Pássaros da noite. Por isso a presença de dona Esmê, que faz parte da equipe técnica do espetáculo.

A ira de Dado foi despertada porque ele queria ir embora da boate e a amada não. Ele também estaria enciumado porque Luana aparece com os seios de fora no monólogo. Depois de agredir a camareira, livrou-se da ingênua "intrometida", mas deu visibilidade a um lado perverso de sua personalidade, o de homem que bate em mulheres. Esmeralda deu queixa na 15ª DP e a história se tornou pública. Ela vai ter que ficar em casa com os braços imobilizados, um deles engessado. "Aquela cena me fez ver que não quero isso para mim. Ainda bem que aconteceu antes de eu me casar com ele", desabafou Luana, na primeira entrevista sobre o episódio, à revista ISTOÉ Gente. Dado usou seu blog para se defender. "No meio da confusão, apenas empurrei, na escuridão e no meio do conflito, uma pessoa que nem vi quem era, pois entrou no calor da discussão com a minha mulher. Peço perdão para dona Esmeralda." Consta que o ator tentou entregar flores à senhora, mas não obteve sucesso. Sobre Luana, com quem procurava casa para morar e planejava ter filhos (haviam, inclusive, escolhido o nome, se fosse menina: Valentina), mostrou decepção. "Entendi que o projeto de uma vida em comum não pode ter uma relação que vai de oito a 80 em questão de segundos."

A confusão aconteceu na madrugada da quinta-feira 23. Já em casa, o ex-noivo teria dado murros e pontapés em portas da cobertura em que mora com a mãe, a atriz Pepita Rodrigues, no Leblon, zona sul do Rio. O episódio é negado por seu irmão Gilberto. "As portas estão inteiras, ele não esmurrou nada. Não fomos criados assim", afirmou à ISTOÉ. Mas há quem diga que esta não é a primeira vez que o ator agride uma mulher. A modelo e exnamorada Eliza Joenck teria sido outra vítima. Um amigo de Eliza, que pediu anonimato, relatou ter conhecido o temperamento explosivo de Dado no ano passado, quando os três estavam no carro do ator. "Apenas pedi para trocar a música. Ele me mandou calar a boca e me deu um safanão", contou. "Acho que foi por ciúme."

A invejável lista de ex-namoradas de Dado inclui Deborah Secco, Adriane Galisteu, e Wanessa Camargo – com essa última, o ator protagonizou cenas de brigas no meio da rua, registradas incansavelmente pelos paparazzi. Nenhuma delas quis dar depoimento sobre ele. Já os amigos saíram em sua defesa, embora admitam que ele é "esquentado". "O Dado não é santo, já aprontou as dele, mas nunca precisei apartar briga. Ele é carinhoso", disse o ator Marco Antonio Gimenez. O próprio Dado já revelou que extrapola. "Às vezes, fico nervoso", disse em entrevista ao programa Gordo a Go-Go, da MTV, em 2003 – e, ato contínuo, protagonizou uma briga com o apresentador João Gordo, com troca de insultos e até quebra-quebra de cenário.

Luana já está reassumindo seu frenético ritmo de vida. Na quinta-feira 30, foi ao teatro com amigos, no Rio. "Fui salva aos 44 minutos do segundo tempo. Escapei de uma roubada", escreveu a atriz em seu blog. Ela já havia namorado Dado durante oito meses, entre 2006 e 2007, e voltou com ele em maio deste ano, após um fulminante reencontro na praia. A mãe de Dado, Pepita Rodrigues, tentou sair em defesa do rebento. "Uma moça tão bacana, atriz brilhante, não sei por que ela está falando essas coisas. Meu filho é dócil." Se Luana mantiver esse estado de espírito, será testemunha de defesa da camareira contra Dado. "Caso dona Esmeralda fique 30 dias incapacitada de exercer suas funções, a lesão será considerada grave e ele poderá pegar até cinco anos de prisão", explica o delegado Gustavo Valentini. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.