000_DV1190974.jpg

A rainha Elizabeth II por si só já é capaz de mobilizar multidões pelo Reino Unido. Adicione à presença dela uma lista de astros da música pop e o resultado é o que se vê nesta segunda-feira (4) no centro de Londres: um verdadeiro mar de gente.

O feriado prolongado para comemorar os 60 anos da monarca tem nesta segunda um grande show gratuito com artistas como Paul McCartney, Elton John, Kylie Minogue e Robbie Williams. O palco foi montado em volta do memorial da rainha Victoria, bem em frente ao palácio de Buckingham, residência oficial de Elizabeth II.

Dez mil britânicos ganharam convites para as arquibancadas montadas especialmente para o show – que será transmitido ao vivo para a Grã-Bretanha por rádio e televisão. No entanto, a apresentação também poderá ser acompanhada por telões instalados no The Mall, avenida que liga o palácio a Trafalgar Square, e no vizinho St. James Park.

Os primeiros a chegar vieram direto das margens do rio Tâmisa, onde cerca de um milhão de pessoas acompanharam no domingo o desfile com mil embarcações em homenagem à rainha. "Dormimos no parque e já nos posicionamos aqui na frente às 6h de hoje. Quero ver tudo de perto, incluindo a rainha", disse a estudante Becky Good, que mora em Birmingham, no centro da Inglaterra, e veio a Londres acompanhar as festas do Jubileu de Diamante.

Por volta das 13h locais (9h de Brasília), Stevie Wonder começou a passagem de som e animou a multidão em volta do palco. "Não poderiam ter preparado uma festa melhor. Todos esses astros aqui para homenagear a nossa rainha. Ele merece isso e muito mais", comentou o empreiteiro Stephen Major.

Cerca de 500 mil pessoas são esperadas para acompanhar as apresentações que começam às 19h30 no horário de Londres. O show foi organizado pelo cantor Gary Barlow, que ainda desfruta de muito prestigio na Inglaterra graças ao sucesso da década de 1990 com o grupo Take That e a recente participação como jurado em um show de calouros na TV britânica.

Barlow foi o responsável por preparar as apresentações que serão acompanhadas pela rainha. A parte técnica do evento ficou a cargo da BBC. "No Jubileu de Ouro em 2002, os shows foram bem menores, nos jardins do palácio de Buckingham, por isso era algo bem ‘controlável’. Construir um palco em torno desse monumento precioso e no meio de uma avenida movimentada foi algo bem mais complicado", avaliou Ben Weston, produtor da BBC responsável pela organização.

"O planejamento começou há dois anos, os preparativos técnicos, há nove meses, e os bloqueios das ruas, três semanas atrás. Os ensaios dos artistas já estão acontecendo faz algum tempo também", afirmou ao jornalDaily Telegraph. E com tanta preparação, o evento provavelmente terá bastante sucesso. O tempo ajudou e não choveu no centro de Londres nesta tarde, como ocorreu no domingo durante a procissão no rio Tâmisa.

As estações de metrô ficaram cheias, mas sem tumulto. E a chegada do público ao The Mall é tranquila. Para se aproximar do palco é preciso passar por uma rápida vistoria de bolsas e mochilas. Os melhores lugares para os ‘sem convite’, no entanto, já estão ocupados há bastante tempo.

A Union Jack, bandeira do Reino Unido, é acessório indispensável para acompanhar o show. E comprova que, por mais medieval que pareça, a maioria dos britânicos ainda sente muito orgulho da Vossa Majestade.

Príncipe Philip 

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, foi hospitalizado nesta segunda-feira em Londres por uma infecção da bexiga, anunciou o palácio de Buckingham no terceiro dia das celebrações do Jubileu de Diamante da soberana.

Em um comunicado, o palácio informou que o duque de Edimburgo, que completará 91 anos no próximo domingo, foi internado como "medida preventiva após sofrer uma infecção da bexiga, que está sendo tratada". O marido da rainha deverá permanecer hospitalizado "sob observação durante vários dias", segundo o texto.

O príncipe Philip já foi hospitalizado durante quatro dias pouco antes das festas de Natal, e operado por uma obstrução coronária, mas nos últimos meses parecia totalmente recuperado de sua doença. O palácio informou que o príncipe Philip está "compreensivelmente decepcionado por perder o show do Jubileu de Diamante e os compromissos de amanhã".