A partir da segunda-feira 7, as atenções do mundo estarão voltadas para Copenhague, onde políticos de todo o globo estarão reunidos para mais uma tentativa de acordo internacional para a redução das emissões de gás carbônico. Mas, enquanto o diálogo entre lideranças esquenta no Velho Mundo, o consumidor brasileiro pode dar pequenas contribuições individuais para a preservação do planeta. Uma medida simples é abolir as sacolas plásticas, que, além de derivadas do petróleo, demoram cerca de 400 anos para se decompor na natureza. Marcas famosas do mundo fashion têm apresentado modelos variados das chamadas “ecobags”, que aliam design à reutilização e à reciclagem de materiais sem contar a vantagem de suportarem mais peso, quando comparadas com as antecessoras de plástico. Se a moda pega, cerca de 5,5 milhões de toneladas de CO2 podem deixar de ser lançadas pelo Brasil na atmosfera. O cálculo é da campanha Saco é um Saco, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, e tem como base o consumo médio de sacolinhas pelos brasileiros que é de quase ­800 unidades por pessoa a cada ano.

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