chamada.jpg
Facts and systems/ White Cube, SP/ de 9/5 a 15/7

A White Cube é uma das mais fortes galerias britânicas. Com três espaços em Londres – o maior deles com 5 mil m2 – representa grandes nomes da arte britânica, como Antony Gormley, Jake & Dinos Chapman, Tracey Emin, Gilbert & George, Mona Hatoum e Damien Hirst, e da arte internacional, como Christian Marclay, Franz Ackerman e Gabriel Orozco.

Em seu elenco estelar, ainda não figura nenhum artista brasileiro, mas é inegável que a White Cube está de olho nos mercados emergentes do Brasil e da China. Eles abriram uma galeria em Hong Kong e agora abrem um espaço provisório em São Paulo, que será inaugurado com a mostra “Facts and Systems”, de Antony Gormley.

O espaço paulistano, um galpão de 500 m2 nas proximidades do Parque do Ibirapuera, não vai funcionar 12 meses por ano. Ficará disponível porém, para projetos especiais da galeria no Brasil. “A galeria londrina tem muitos colecionadores brasileiros que compram lá, então eles querem estreitar vínculos e ter um espaço para obras pensadas especialmente para o contexto brasileiro”, afirma o curador Marcello Dantas, responsável pela organização do espaço da White Cube no Brasil.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias