2026 promete calendário esportivo intenso com Olimpíadas e Copa

ROMA, 30 DEZ (ANSA) – O ano de 2026, repleto de grandes eventos esportivos, está prestes a começar. A temporada será marcada inicialmente pelos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, seguidos pela Copa do Mundo, que terá como sedes os Estados Unidos, o México e o Canadá.   

As Olimpíadas de Inverno, que reunirão milhares de atletas em solo italiano, acontecerão entre os dias 6 e 22 de fevereiro. Já o Mundial da Fifa, o primeiro da história com 48 seleções participantes, será disputado entre 11 de junho e 9 de julho.   

O automobilismo também promete um calendário intenso. A Fórmula 1 passará por mudanças significativas nos carros e contará com a estreia de sua 11ª equipe, a Cadillac. Os fãs da velocidade ainda poderão acompanhar diversas etapas da MotoGP ao longo do ano.   

No ciclismo, modalidade tradicionalmente forte na Itália, a temporada terá início na Austrália, mas os holofotes estarão voltados para o Giro d’Italia, em maio, e para o Campeonato Mundial, que será realizado no Canadá, em setembro.   

O tênis viverá um ano movimentado, com praticamente 12 meses de competições. O italiano Jannik Sinner será um dos protagonistas da temporada, enquanto grandes expectativas recaem sobre o brasileiro João Fonseca. O calendário começa em janeiro, com o tradicional Aberto da Austrália.   

O vôlei, esporte no qual a Itália se destacou em 2025, terá como principais atrações os Campeonatos Europeus feminino e masculino, programados para setembro. Já o basquete será movimentado pelo Mundial feminino, que acontecerá em Berlim, na Alemanha.   

A natação contará com o Campeonato Europeu de Paris, na França, e com o Mundial de Piscina Curta, em Pequim, na China. O atletismo, por sua vez, terá o Campeonato Mundial Indoor em Toulon, na França, além do Campeonato Europeu, em Birmingham, na Inglaterra. (ANSA).