ROMA, 16 JAN (ANSA) – O ano de 2019 foi o segundo mais quente desde 1880, quando as temperaturas globais começaram a ser registradas, de acordo com dados divulgados pela Nasa e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) dos Estados Unidos nesta quarta-feira (15).

Segundo as entidades, 2019 terminou com temperatura 0,95ºC acima da média do século 20. O número está em linha com o divulgado pelo Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas, órgão ligado à União Europeia, na semana passada. Em 2016, esse índice havia sido de 0,99ºC.

“A década recém-concluída é a mais quente já registrada”, disse Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (Giss), laboratório subordinado à Nasa. Segundo os cientistas, o aumento da temperatura média do planeta se deve principalmente ao crescimento nas emissões de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa pela atividade humana.

O Acordo de Paris sobre o clima, assinado em 2015, tem como principal meta manter o aquecimento global neste século inferior a 2ºC acima dos níveis pré-industriais (1880-1900), mas pede esforços para limitar esse crescimento a 1,5ºC.

Em 2019, o aumento foi de 1,15º na comparação com a era pré-industrial. (ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias