osoldadodofuturo1_74.jpg

A fórmula é simples. E quando o assunto é game, quanto mais simples o jogo for, melhor é de se jogar. No pré-lançamento, antes mesmo de chegar às prateleiras, o jogo de tiro Halo 3 bate recorde na indústria e vende um milhão de unidades. O enredo é embalado por jogadores que assumem o papel de soldados futurísticos para combater um exército alienígena. Ao que tudo indica, essa é a receita de sucesso nesse segmento. Afinal, foi oferecendo sofisticadas armas e combatentes bem equipados que o jogo Counter-Strike, um dos preferidos das lan houses chegou à marca de cinco milhões de jogadores por mês ao redor do mundo.

“Halo 3 é a nossa aposta para alavancar nossas vendas”, afirma Chris Liddel, diretor financeiro da Microsoft. O jogo será lançado no final de setembro e representa a luta da empresa americana para salvar seu videogame Xbox 360 de gigantes da indústria como o Playstation da Sony e o Wii da Nintendo. Em sua terceira edição, Halo 3 supera as expectativas de seus produtores com faturamento estimado em US$ 1 bilhão. “Isso é só o começo. Vamos revolucionar a indústria de games”, diz Liddel.

Para desbancar os outros jogos, os produtores capricharam no Halo 3, abusando de gráficos com bilhões de cores, imagens com alta resolução e efeitos de sombra que farão qualquer jogador se sentir na pele de um poderoso soldado. “São dezenas de armas, jipes e cenários feitos em terceira dimensão e com programas de computador que dão ao jogo a mesma imagem dos filmes, trazendo maior realismo”, disse Frank O’Connor, gerente de conteúdo. Tudo isso só foi possível porque a máquina que irá rodar o Halo 3 tem alto poder de processamento, com um disco rígido de 20 GB para armazenar e transportar dados como fases dos jogos, músicas e vídeos. Outro detalhe que conquistou os jogadores é o controle remoto sem fio com alcance de nove metros. “Jogar um game de guerra preso a um fio tira toda a emoção. A maior liberdade de movimento sem dúvida é um diferencial”, diz O’Connor. Para comemorar a boa fase, a Microsoft preparou uma edição especial do Xbox 360 que faz alusão ao game, na cor verde, num tom similar ao da armadura do protagonista do jogo, o Master Chief. O preço estimado será de US$ 500.