Do estádio Luzhniki ao estádio Luzhniki: a Copa do Mundo de 2018 começa nesta quinta-feira com o duelo entre a anfitriã Rússia e a Arábia Saudita pelo grupo A, no mesmo cenário onde será disputada a final no dia 15 de julho.

Uma pequena cerimônia de abertura vai ser realizada antes da partida, com a presença do cantor britânico Robbie Williams e do ex-craque brasileiro Ronaldo.

O jogo não promete ser dos mais atrativos no Mundial, já que Rússia e Arábia Saudita são as duas seleções da competição com pior classificação no ranking da Fifa, na 70ª e 67ª colocações respectivamente.

A Rússia está há sete jogos sem vencer e vive pressionada pela assombração de ser eliminada na fase de grupos na competição que organiza.

“Compreendo a preocupação, mas ninguém deveria estar preocupado”, afirmou nesta quarta-feira o técnico Stanislav Cherchesov ao ser perguntado sobre a péssima sequência da seleção, que não venceu em 2018.

Já o técnico Juan Antonio Pizzi, da Arábia Saudita, declarou que sua equipe vai para o jogo para vencer.

“Meu estilo é ser competitivo. Quero brigar por cada bola, aproveitar cada ocasião, jogar para ganhar”, declarou o treinador argentino.

O duelo entre russos e sauditas inicia a disputa no grupo A, que também contra com o duelo entre Uruguai e Egito na sexta-feira, mesmo dia do encontro ibérico entra Espanha e Portugal, um dos principais jogos da fase de grupos.

O primeiro jogo da Copa também está marcado pela estreia do assistente de vídeo (VAR) em Mundiais. O árbitro argentino Néstor Pitana vai ser o responsável pela partida e poderá ser o primeiro a utilizar o recurso em uma partida oficial no torneio.

— Programação de quinta-feira na Copa do Mundo da Rússia, pelo horário de Brasília:

– Grupo A:

(12h00 em Moscou): Rússia – Arábia Saudita

bur-ah/dr/psr/fa