O atual diretor geral esportivo da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Fernando Hierro, assumirá o cargo de técnico da seleção do país durante a Copa do Mundo da Rússia-2018, após a demissão de Julen Lopetegui, anunciou a entidade.

“Fernando Hierro assumirá o cargo de treinador nacional na Copa do Mundo da Rússia”, anunciou a RFEF em um comunicado. O ex-jogador comandará a Espanha na estreia contra Portugal, sexta-feira em Sochi, pelo Grupo B do torneio.

“Compareço para comunicar que nos vimos obrigados a rescindir o contrato do técnico nacional”, disse o presidente da Real Federação Espanhola (RFEF), Luis Rubiales.

Apesar da inesperada demissão, Rubiales elogiou Lopetegui afirmando que a classificação para a Copa “e o que a seleção conseguir adiante terá muito a ver com o trabalho que desenvolveu”.

Mas o presidente não gostou da maneira como a contratação de Lopetegui foi gestionada pelo Real Madrid. “Fiquei sabendo com um ou dois telefones a cinco minutos do comunicado (do Real Madrid)”, indicou.

– “Bomba” –

O time merengue surpreendeu na terça-feira ao anunciar que Lopetegui “será o técnico do time principal durante as próximas três temporadas”.

“Vamos mexer o mínimo possível e estamos nisso”, advertiu Rubiales pouco antes de anunciar Hierro como o designado para apagar o incêndio.

O ex-zagueiro de 50 anos assume a seleção nacional com pouca experiência como treinador. Hierro comandou apenas o Oviedo, da segunda divisão espanhola, na temporada 2016-17.

“É algo que certamente dará muito o que falar na Espanha. Mas certamente Rubiales e sua equipe, que são pessoas do futebol, avaliaram todas as opções antes de tomar uma decisão assim, apesar de ser estranho e não o ideal antes de uma Copa do Mundo”, indicou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

O primeiro jogo de Hierro será a difícil estreia na Copa do Mundo da Rússia contra Portugal, na próxima sexta-feira, a priori o adversário mais complicado do grupo B, que conta ainda com Irã e Marrocos.

– Compromisso dos jogadores –

Hierro assume com a missão de lidar com o “duro golpe”, segundo Rubiales, que afirmou que teria falado com os jogadores sobre a decisão de demitir Lopetegui, mas sem deixar claro se contou com o apoio total do elenco.

“É uma situação muito complexa, a mais complexa que poderia encontrar. Falei com eles e o que posso garantir é que os jogadores vão fazer tudo o que está ao alcance com a nova comissão para levar a equipe o mais longe possível”, acrescentou.

“Somos a seleção, representamos um escudo, umas cores, uma torcida, um país. A responsabilidade e o compromisso são com vocês e por vocês. Ontem, hoje e amanhã, juntos”, afirmou o capitão da Fúria, Sergio Ramos, em mensagem no Twitter.

“Estamos todos doídos, falei com eles das minhas estimações e acho que me entenderam. Me transmitiram seu compromisso máximo”, acrescentou o presidente da RFEF sobre os atletas.

A princípios, estava previsto para Lopetegui comparecer em coletiva de imprensa, mas o ex-técnico só vai se pronunciar depois de voltar à Espanha, informou a RFEF.

Hierro e os jogadores terão a difícil missão de manter a sequência imbatível da equipe, desde que Lopetegui assumiu a equipe, em 2016. Foram 9 vitórias e um empate durante as eliminatórias europeias, e nenhuma derrota em 20 jogos com a “La Roja”.

gr/psr/fa